Polícia Civil de SP pede prisão preventiva do empresário Saul Klein

Publicado em 29/04/2022 - 17:29 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

 Polícia Civil de São Paulo pediu a prisão preventiva do empresário Saul Klein, o herdeiro das Casas Bahia, por crimes sexuais contra 14 mulheres.

Saul é acusado pelos crimes de tráfico de pessoas, estupro, estupro de vulnerável, trabalho análogo à escravidão, por favorecer a prostituição, manter casa de prostituição e por falsificar documento público.

Além do Saul Klein, várias outras pessoas ligadas ao esquema de aliciamento e exploração de mulheres também estão sendo investigadas.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público de São Paulo, em 2020, a partir dos relatos de vítimas do empresário. Mas o esquema de aliciamento começou a ser tornar público a partir de reportagens investigativas mostrando que o número de vítimas pode ser bem maior do que o das meninas que resolveram denunciar. O documentário “O Império do Abuso” dos jornalistas Camlia Brandalise e Pedro Lopes é resultado de uma dessas investigações de fôlego.

A delegada Priscila Camargo, da Delegacia de Defesa da Mulher de Baureri, está à frente do caso, mas as investigações correm em segredo de justiça.

Em nota, o advogado de defesa de Saul Klein, André Boiani e Azevedo, diz que o cliente não cometeu qualquer crime e que o indiciamento e pedido de prisão são atos discricionários da autoridade policial.

As denúncias de assédio e exploração sexual dos donos da Casa Bahia atravessam gerações. O pai de Raul, Samuel Klein, também foi acusado de manter uma rede de aliciamento de menores para exploração sexual, mas morreu sem responder a qualquer processo judicial. Saul tem 68 anos e se o processo na justiça não for concluído antes dele completar 70 anos, ele pode não ir para a cadeia mesmo se comprovados os crimes.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo