Polícia Civil de SP pede prisão preventiva do empresário Saul Klein

Publicado em 29/04/2022 - 17:29 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

 Polícia Civil de São Paulo pediu a prisão preventiva do empresário Saul Klein, o herdeiro das Casas Bahia, por crimes sexuais contra 14 mulheres.

Saul é acusado pelos crimes de tráfico de pessoas, estupro, estupro de vulnerável, trabalho análogo à escravidão, por favorecer a prostituição, manter casa de prostituição e por falsificar documento público.

Além do Saul Klein, várias outras pessoas ligadas ao esquema de aliciamento e exploração de mulheres também estão sendo investigadas.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público de São Paulo, em 2020, a partir dos relatos de vítimas do empresário. Mas o esquema de aliciamento começou a ser tornar público a partir de reportagens investigativas mostrando que o número de vítimas pode ser bem maior do que o das meninas que resolveram denunciar. O documentário “O Império do Abuso” dos jornalistas Camlia Brandalise e Pedro Lopes é resultado de uma dessas investigações de fôlego.

A delegada Priscila Camargo, da Delegacia de Defesa da Mulher de Baureri, está à frente do caso, mas as investigações correm em segredo de justiça.

Em nota, o advogado de defesa de Saul Klein, André Boiani e Azevedo, diz que o cliente não cometeu qualquer crime e que o indiciamento e pedido de prisão são atos discricionários da autoridade policial.

As denúncias de assédio e exploração sexual dos donos da Casa Bahia atravessam gerações. O pai de Raul, Samuel Klein, também foi acusado de manter uma rede de aliciamento de menores para exploração sexual, mas morreu sem responder a qualquer processo judicial. Saul tem 68 anos e se o processo na justiça não for concluído antes dele completar 70 anos, ele pode não ir para a cadeia mesmo se comprovados os crimes.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Casos de dengue, chikungunya e zika cresceram este ano no país

O aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e da chikungunya.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisadora explica que calor extremo pode estressar o organismo

O aumento excessivo das temperaturas é preocupante para toda a população, principalmente para idosos e crianças, que são mais vulneráveis

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo