Rio: Uber terá novo recurso de proteção para usuários e motoristas

Botão de segurança deve ser acionado diante de condutas criminosas

Publicado em 28/04/2022 - 09:55 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Uber, aplicativo de transporte de passageiros, fechou uma parceria com a Polícia Militar do Rio de Janeiro e vai passar a oferecer um novo recurso de proteção para usuários e o próprio motorista: um botão de segurança, que será instalado nos veículos. O dispositivo deverá ser acionado diante de condutas criminosas, e equipes policiais serão imediatamente comunicadas, recebendo as informações da viagem, como modelo, cor e placa do carro, a localização em tempo real e os nomes do motorista e do passageiro.

O tenente-coronel Ivan Blaz, porta voz da Polícia Militar, detalhou que, a partir do acionamento do botão, o veículo passa a ser georreferenciado, o que possibilita a interceptação por parte das viaturas que estão circulando pelas ruas da cidade. Blaz também disse que a corporação está à disposição de outros aplicativos interessados em adotar o mecanismo.

Os dados serão direcionados para o Centro de Controle Operacional da corporação, estrutura responsável pelo Serviço 190, de atendimento da população em situações de urgência policial. A maioria dos contatos recebidos na unidade é feito por telefone, discando 190. O botão Ligar para a Polícia, no entanto, será um mecanismo que pode ser usado de modo mais discreto por passageiros e motoristas de Uber. 

A iniciativa deverá entrar em operação gradativamente no estado, começando pela Baixada Fluminense. Antes, porém, operadores do Serviço 190 passarão por um treinamento para que estejam aptos a lidar com a inovação. Essa capacitação ocorrerá dentro dos próximos 20 dias.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro destacou a importância de ferramentas tecnológicas aplicadas na área de segurança pública e informou que este tipo de integração já ocorre em mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e em quase todos os estados do México.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo