Rio: Uber terá novo recurso de proteção para usuários e motoristas

Botão de segurança deve ser acionado diante de condutas criminosas

Publicado em 28/04/2022 - 09:55 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Uber, aplicativo de transporte de passageiros, fechou uma parceria com a Polícia Militar do Rio de Janeiro e vai passar a oferecer um novo recurso de proteção para usuários e o próprio motorista: um botão de segurança, que será instalado nos veículos. O dispositivo deverá ser acionado diante de condutas criminosas, e equipes policiais serão imediatamente comunicadas, recebendo as informações da viagem, como modelo, cor e placa do carro, a localização em tempo real e os nomes do motorista e do passageiro.

O tenente-coronel Ivan Blaz, porta voz da Polícia Militar, detalhou que, a partir do acionamento do botão, o veículo passa a ser georreferenciado, o que possibilita a interceptação por parte das viaturas que estão circulando pelas ruas da cidade. Blaz também disse que a corporação está à disposição de outros aplicativos interessados em adotar o mecanismo.

Os dados serão direcionados para o Centro de Controle Operacional da corporação, estrutura responsável pelo Serviço 190, de atendimento da população em situações de urgência policial. A maioria dos contatos recebidos na unidade é feito por telefone, discando 190. O botão Ligar para a Polícia, no entanto, será um mecanismo que pode ser usado de modo mais discreto por passageiros e motoristas de Uber. 

A iniciativa deverá entrar em operação gradativamente no estado, começando pela Baixada Fluminense. Antes, porém, operadores do Serviço 190 passarão por um treinamento para que estejam aptos a lidar com a inovação. Essa capacitação ocorrerá dentro dos próximos 20 dias.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro destacou a importância de ferramentas tecnológicas aplicadas na área de segurança pública e informou que este tipo de integração já ocorre em mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e em quase todos os estados do México.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo