"Dia D" de combate à violência contra mulher cumpre 38 mandados no RJ

Publicado em 08/08/2022 - 17:30 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os crimes de feminicídios, em boa parte dos casos, são o final da linha de uma escalada de violência sofrida pela vítima. E, com o objetivo de alertar para a existência desses atos, que também são  criminosos, o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta segunda-feira (08), o "Dia D" da Operação Stalking.

A ação, iniciada no dia 1º de agosto, em comemoração aos 16 anos da Lei Maria da Penha, teve o objetivo de combater crime de perseguição e violência psicológica, além de reforçar a importância das mulheres vítimas de violência estarem alertas a outros tipos de crimes, que antecedem o feminicídio.

Quatorze delegacias de atendimento à mulher participaram do “Dia D”, para cumprir 38 mandados de prisão em várias partes do estado.

Das 55 vítimas de feminicídios nesse primeiro semestre, apenas 18% tinham registros de ocorrências anteriores contra os seus agressores.

Durante coletiva de imprensa, a delegada Gabriela Von Beauvais, diretora do Departamento-Geral, alertou que a agressão física é muitas vezes o final de uma escalada que pode começar com a violência psicológica e perseguição, e que as mulheres precisam saber que é possível denunciar seus agressores por esses crimes.

A delegada Barbara Lomba, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de São Joao Meriti, na Baixada Fluminense, destacou que muitas vezes as vítimas de violência psicológica são manipuladas para se sentirem culpadas pelo que está ocorrendo na relação com seus companheiros.

Os crimes de Stalking, que significa perseguição, e o de violência psicológica foram incluídos no código penal no ano passado. De acordo com as autoridades, o dano psicológico pode ser provado de várias formas, entre elas, o uso de remédios controlados e relatórios médicos.

Os crimes de perseguição também podem ser comprovados por prova testemunhal, insistência de contatos, ligações excessivas.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo