Operação contra laranjas é realizada em 13 estados e no DF

PF detectou aumento do crime no país

Publicado em 02/08/2022 - 11:58 Por Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta terça-feira (2), a operação Não Seja Um Laranja em 13 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal. A ação tem a participação das polícias civis do Distrito Federal, Pará e São Paulo.

Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão contra acusados de fraudar contas em diversos bancos do país utilizando nomes de terceiros. De acordo com as investigações, o valor das fraudes chega a R$ 18,2 milhões.

Na cidade de Imperatriz, a segunda maior do Maranhão, foram apreendidos 18 cartões em nome de terceiros; além de 21 cartões em nome de um suspeito, que acabou intimado.

Na capital do Piauí, Teresina, os agentes cumpriram quatro mandados e apreenderam diversos documentos e cartões bancários também em nome de terceiros.

Já em Cáceres, Mato Grosso, na divisa com a Bolívia, um suspeito foi preso em flagrante com 3 quilos de maconha e cocaína.

Os outros estados onde ocorreram as ações são Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As investigações também contaram com informações prestadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os investigados responderão por associação criminosa, furto qualificado e falsidade ideológica. As penas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

De acordo com a Polícia Federal, há um aumento da participação de pessoas físicas que atuam como laranjas, ou seja, que recebem dinheiro para "emprestar" suas contas bancárias para criminosos realizarem operações fraudulentas. Nos últimos anos, esse crime tem sido um dos principais caminhos para o financiamento de organizações criminosas e pode causar prejuízo para milhares de pessoas.

Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo