Operação tira do ar quase 200 sites ilegais de streaming e jogos

Publicado em 14/03/2023 - 17:54 Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília

199 sites ilegais de streaming de filmes, jogos e músicas foram bloqueados no Brasil, Reino Unido e Peru, durante a quinta fase da Operação 404, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

A ação, realizada em conjunto com Polícias Civis de oito estados, também removeu perfis e páginas em redes sociais de suspeitos de pirataria. 63 aplicativos foram bloqueados.

Até o momento, 11 pessoas já foram presas em flagrante: quatro, em São Paulo; quatro, em Minas Gerais; duas, no Paraná; e uma, na Bahia.

O objetivo da operação desta terça-feira (14) é reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual na Internet, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Os agentes cumpriram 32 mandados de busca e apreensão e apreenderam computadores, hds e caixas de TV Box. 

O coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o delegado Alessandro Gonçalves, detalha os crimes praticados.

A pirataria provoca um prejuízo de R$ 15 bilhões por ano ao país e R$ 2 bilhões de impostos deixam de ser arrecadados.

O secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública,Tadeu Alencar, analisa os impactos desse comércio ilegal.

No Brasil, entre 30 e 40 milhões de pessoas usam serviços ilegais de streaming. 

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Petrobras volta a manifestar interesse em dividir gestão da Braskem

As declarações do presidente da Petrobras acontecem um dia antes da primeira reunião de trabalho da CPI que vai investigar os danos ambientais causados pela Braskem em Maceió.

Baixar arquivo
Política

Embaixador nega que crise diplomática possa prejudicar agenda do G20

Reunião de chanceleres do G20 está marcada para acontecer nesta semana no Rio de Janeiro. Eles vão tratar da conjuntura internacional e da reforma da governança global. 

Baixar arquivo
Justiça

Dias Toffoli exclui conversas de inquérito sobre agressão a Moraes

As conversas em questão eram entre Roberto Mantovani Filho, um dos acusados de agredir o ministro Alexandre de Moraes em um aeroporto na Itália, e seu advogado. Para Toffoli, as comunicações entre advogado e cliente fazem parte do direito de defesa e são invioláveis

Baixar arquivo
Geral

Rio vai inaugurar maior terminal intermodal de transporte público

A expectativa é que, diariamente, 150 mil passageiros utilizem o terminal integrador que vai conectar BRT, VLT e linhas de ônibus municipais.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mãe e filho são denunciados por submeterem idosa a trabalho escravo

André Luiz Neumann e Yonne Mattos Maia vivem na cidade do Rio de Janeiro e são acusados de manter idosa como trabalhadora doméstica, por mais de sete décadas, executando jornadas exaustivas, não remuneradas e sem liberdade para se locomover. A situação de cárcere se agravou na pandemia de covid-19 

Baixar arquivo
Internacional

Lula se reúne com secretário de estado dos EUA nesta quarta (21)

Segundo a embaixada dos Estados Unidos, serão tratados assuntos bilaterais e globais, como o apoio do país à presidência do Brasil no grupo. Visita acontece em momento de crise diplomática após declarações de Lula sobre o conflito na Faixa de Gaza 

Baixar arquivo