Cláudio da Silva, Ouvidor da PM-SP, é ameaçado novamente

As ameaças começaram após denúncias sobre abusos da Operação Escudo

Publicado em 15/08/2023 - 19:44 Por Eliane Gonçalves - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Pela segunda vez em menos de uma semana, o Ouvidor da Polícia Militar de São Paulo, Cláudio da Silva, foi ameaçado.

Em uma ligação anônima para a recepção do prédio da Ouvidoria, foram pedidas informações sobre a agenda do Ouvidor, horário de entrada e saída do prédio, detalhes do carro usado por ele, como placa, cor e modelo, e serviço de escolta.

Segundo a assessoria de imprensa da ouvidoria, a recepcionista que atendeu a ligação não informou nada e a pessoa desligou. Isso aconteceu no dia 9 de agosto. No mesmo dia foi registrado um boletim de ocorrência por constrangimento ilegal. Mas, cinco dias antes, no dia 4 de agosto, o Ouvidor já tinha registrado um outro boletim de ocorrência por ameaça e injúria racial. Ele recebeu o print com ameaça de morte e mensagens racistas de uma conversa de grupo de whatsapp batizado como "Polícia Penal Assuntos".

A mensagem traz a identificação do celular de onde foi enviada. A reportagem apurou que o número pertence a um policial penal aposentado.

As duas ameaças foram feitas depois que Cláudio da Silva passou a denunciar abusos da Operação Escudo, na Baixada Santista. A operação deixou pelo menos 16 mortos e começou no dia 28 de julho, um dia depois da morte do policial militar Patrick Reis, no Guarujá, cidade do litoral paulista.

Claudio da Silva é ouvidor das Polícias desde o dia 24 de dezembro. Professor e militante negro, ele foi escolhido a partir de uma lista tríplice em eleição feita pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE). Nascido e criado em uma favela da zona sul da capital paulista, a nomeação de Cláudio aconteceu com mais de um ano de atraso e só depois de uma representação feita no Ministério Público de São Paulo pelo CONDEPE contra o então governador do estado, Rodrigo Garcia.

A Ouvidoria das Polícias de São Paulo, a primeira do Brasil, é ligada à Secretaria de Segurança Pública. Entre suas tarefas está a de receber denúncias e cobrar respostas sobre abusos cometidos por policiais civis, militares ou da polícia científica. 

Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Política

Fernando Haddad se encontra esta semana com Papa Francisco

Em agenda oficial ao Vaticano e a Roma, na Itália, entre os dias 04 e 05 de junho, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá uma audiência com o Papa Francisco.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo realiza a 28ª Parada do Orgulho LGBT+

A cidade de São Paulo recebe, neste domingo, a 28ª Parada do Orgulho LGBT+. Com o tema Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Vote consciente por direitos da população LGBT, o evento acontece na Avenida Paulista.

Baixar arquivo
Internacional

México realiza eleições e pode eleger a primeira presidenta

As eleições no México acontecem neste domingo,(02/06). A candidata à presidência do México Claudia Sheinbaum, de 61 anos, é a favorita para alcançar o cargo no país, segundo institutos de pesquisa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Cientista Carlos Nobre comenta os efeitos do aquecimento global

A apresentadora do programa Natureza Viva, Mara Régia entrevistou Carlos Nobre, o primeiro cientista brasileiro que compõe o grupo de guardiões planetários. O cientista vem alertando sobre os eventos climáticos extremos que podem ocorrer devido ao aquecimento global.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde realiza ações em apoio a população índigena do RS

O Ministério da Saúde já realizou 13 missões de apoio em saúde à população indígena do Rio Grande do Sul, após as chuvas e inundações que geraram inúmeros prejuízos ao estado.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Mundial de Circo reunirá principais grupos da América Latina

O festival é gratuito, realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com objetivo de promover, democratizar e valorizar a arte circense, além de formar plateia.

Baixar arquivo