Operação da PF mira rota internacional de tráfico de maconha até SC
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (21), uma operação de combate ao tráfico transnacional de drogas. Desde cedo, estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A operação, chamada de Cartage, teve início depois de uma apreensão de 24 toneladas de maconha em 2021. Durante o período de investigação, outras 100 toneladas da droga foram apreendidas e oito pessoas foram presas.
Segundo a PF, a maconha era trazida do Paraguai e entrava pela fronteira do Mato Grosso do Sul. Depois era trazida para Santa Catarina, em cidades da região da Grande Florianópolis, onde ficava armazenada.
Durante a operação desta terça-feira, a justiça determinou outras 15 medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico dos investigados. Também houve a retenção de 21 Imóveis e 39 veículos, além do bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, os investigados devem responder pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa, tráfico de armas e lavagem de dinheiro.
A operação também teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar de Santa Catarina.