38 militares são punidos com prisão domiciliar por furto de armas

Das 21 armas furtadas, 19 foram recuperadas

Publicado em 09/01/2024 - 16:07 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Quatro meses após o caso do furto das 21 armas de grosso calibre num quartel de Barueri, na Grande São Paulo, 38 militares foram punidos em processos administrativos, de acordo com informações do Comando Militar do Sudeste. 

Ainda de acordo com o Comando, o Inquérito Policial Militar foi prorrogado pela justiça militar da União em caráter excepcional, por se tratar de um caso que demanda produção de muitos elementos e do retorno das informações pesquisadas. O Inquérito corre em sigilo. 

As 21 armas foram furtadas no dia 7 de setembro, mas a falta delas foi notada somente mais de um mês depois. 19 delas foram recuperadas até agora, nove aqui no estado de São Paulo e 10 no Rio de Janeiro. De acordo com especialistas, as armas furtadas têm alto poder destrutivo e poderiam derrubar até aeronaves. 

Este foi maior caso de furto de armas no Exército desde 2009. Naquele ano, 9 fuzis foram roubados de um quartel de Caçapava, no interior paulista. Todos foram posteriormente recuperados

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

STJ amplia prazo para vítimas de abuso sexual pedirem indenização

A questão foi decidida no caso de uma mulher que entrou com uma ação por danos morais e materiais contra o padrasto. Ela alegou ter sido violentada dos 11 aos 14 anos de idade, mas só entrou com o processo de indenização aos 34 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de segunda e próximas partidas de futebol

Pela Copa do Brasil jogam, nesta terça-feira (30), Bahia x Criciúma, Operário x Grêmio e Atlético Mineiro x Sport.

Baixar arquivo
Geral

Haddad: desoneração da folha traz risco de nova reforma da Previdência

No fim do ano passado, o Congresso aprovou o projeto que prorrogava até 2027 a desoneração. Esse projeto troca a contribuição previdenciária - que é 20% da folha de pagamento - por uma alíquota entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta de empresas de 17 setores.

Baixar arquivo
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo