Levantamento aponta aumento no número de chacinas no Rio em dezembro
Levantamento feito pelo Instituto Fogo Cruzado sobre a violência armada na região metropolitana do Rio apontou aumento no número de chacinas no mês de dezembro passado. Foram 7 ocorrências desse tipo, com 25 mortes. No mesmo mês de 2022, foram 4 ocorrências, que deixaram 16 mortos. A maioria das chacinas do último mês ocorreram em ações e operações policiais, com 19 mortos no total.
Entre os eventos com três ou mais óbitos por arma de fogo no período está uma emboscada no dia 29, em Paciência, na Zona Oeste do Rio. Um miliciano, seu filho de 9 anos e um terceiro homem morreram. O miliciano era investigado como possível sucessor de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, que se entregou na véspera do Natal.
O levantamento do Fogo Cruzado mostra que no ultimo mês foram 165 tiroteios e disparos de arma de fogo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Uma queda de 33% em relação ao registrado no mesmo mês de 2022.
No total, 113 pessoas foram baleadas, 63 morreram e 50 ficaram feridas. Cerca de um terço dos tiroteios se deram em ações e operações policiais e mais da metade das vítimas foram atingidas durante essas ocorrências. Números também menores do que o de dezembro de 2022.
A capital fluminense concentrou quase 70% das ocorrências, seguida de São Gonçalo com cerca de 10%.
Procurada, a Polícia Militar informou que o indicador Letalidade Violenta atingiu o menor número de vítimas dos últimos 32 anos no Estado e que o órgão responsável por compilar os índices oficiais no Rio de Janeiro é o Instituto de Segurança Pública.
A Polícia Civil informou que desconhece a metodologia utilizada para a confecção do levantamento do Instituto Fogo Cruzado e também que as ações da instituição são orientadas com base em dados oficiais.