Levantamento aponta aumento no número de chacinas no Rio em dezembro

A capital fluminense concentrou quase 70% das ocorrências

Publicado em 11/01/2024 - 23:43 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Radio Nacional - Rio de Janeiro

Levantamento feito pelo Instituto Fogo Cruzado sobre a violência armada na região metropolitana do Rio apontou aumento no número de chacinas no mês de dezembro passado. Foram 7 ocorrências desse tipo, com 25 mortes. No mesmo mês de 2022, foram 4 ocorrências, que deixaram 16 mortos. A maioria das chacinas do último mês ocorreram em ações e operações policiais, com 19 mortos no total.

Entre os eventos com três ou mais óbitos por arma de fogo no período está uma emboscada no dia 29, em Paciência, na Zona Oeste do Rio. Um miliciano, seu filho de 9 anos e um terceiro homem morreram. O miliciano era investigado como possível sucessor de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, que se entregou na véspera do Natal.

O levantamento do Fogo Cruzado mostra que no ultimo mês foram 165 tiroteios e disparos de arma de fogo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Uma queda de 33% em relação ao registrado no mesmo mês de 2022.

No total, 113 pessoas foram baleadas, 63 morreram e 50 ficaram feridas. Cerca de um terço dos tiroteios se deram em ações e operações policiais e mais da metade das vítimas foram atingidas durante essas ocorrências. Números também menores do que o de dezembro de 2022.

A capital fluminense concentrou quase 70% das ocorrências, seguida de São Gonçalo com cerca de 10%.

Procurada, a Polícia Militar informou que o indicador Letalidade Violenta atingiu o menor número de vítimas dos últimos 32 anos no Estado e que o órgão responsável por compilar os índices oficiais no Rio de Janeiro é o Instituto de Segurança Pública.

A Polícia Civil informou que desconhece a metodologia utilizada para a confecção do levantamento do Instituto Fogo Cruzado e também que as ações da instituição são orientadas com base em dados oficiais.

Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

STF revalida demarcação da terra indígena Toldo Boa Vista, no Paraná

A demarcação tinha sido anulada pela Justiça Federal. Os indígenas alegaram que não foram citados no processo e conseguiram reverter a decisão. 

Baixar arquivo
Cultura

Show da Madonna em Copacabana deve receber 1,5 milhão de pessoas

Para receber essa multidão de fãs, a prefeitura do Rio de Janeiro e o governo do estado prepararam esquema especial de segurança e transporte. 

Baixar arquivo
Cultura

Com novas categorias, Prêmio Jabuti abre inscrições

Um dos mais importantes prêmios da literatura nacional, o Jabuti premiará com R$ 70 mil o Livro do Ano. Entre as novidades, está a categoria de escritor estreante em poesia. As inscrições vão até 13 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Fluminense joga contra Cerro Porteño pela Libertadores

Também pela Libertadores, São Paulo enfrenta o Barcelona do Equador, no estádio Banco Guayaquil, às 21h. 

Baixar arquivo
Internacional

Em meio a crise humanitária, Haiti tem novo primeiro-ministro

O até então primeiro-ministro, Ariel Henry, renunciou por meio de uma carta divulgada hoje (25). Agora, um conselho de transição governamental tem a tarefa de recuperar a estabilidade do país, que vive uma onda de violência de gangues.

Baixar arquivo
Saúde

Mulher vítima de violência tem direito à sala de acolhimento no SUS

A nova lei garante salas exclusivas para acolher e atender mulheres vítimas de violência, garantindo a privacidade e proteção à integridade física. 

Baixar arquivo