Governo de São Paulo substitui mais de 30 coronéis da PM

Secretaria de Segurança afirma que trocas seguem critérios técnicos

Publicado em 22/02/2024 - 15:01 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo anunciou, nessa quarta-feira (22), a troca de 34 coronéis da Polícia Militar, incluindo integrantes da cúpula da corporação. A troca envolve praticamente a metade do comando da PM, que soma 63 coronéis.

Uma das substituições aconteceu no Comando de Policiamento de Choque, divisão que inclui a Rota, tropa de ronda ostensiva. Outra troca envolve o do Centro de Inteligência da Polícia Militar.

Em nota, a Secretaria informa que desde o início deste ano, realiza uma série de promoções por mérito e movimentações de rotina nas polícias Civil, Militar e Técnico-Científica. E salienta que os critérios das substituições são técnicos.

As mudanças acontecem em meio a um cenário de questionamentos sobre a Operação Verão, que acontece na Baixada Santista, onde nessa quarta-feira chegou a 32 o número de mortos civis pela Polícia Militar, desde o último dia 2, quando o soldado Samuel Cosmo foi assassinado durante patrulhamento.

O número de mortes tem chamado a atenção de entidades de direitos humanos, como a Defensoria Pública de São Paulo, que solicitou acesso aos boletins de ocorrência das vítimas em ações policiais na Operação Verão.

Já a Ouvidoria da Polícia, acompanhada de deputados estaduais, colheu relatos de moradores de bairros da periferia na Baixada Santista, onde ouviram denúncias de execuções, tortura e abordagens violentas por policiais militares.

Segundo a Secretaria de Segurança, todos os casos envolveram confrontos com policiais durante ações de combate ao crime organizado. Ainda de acordo com a pasta, o trabalho das polícias resultou também na prisão de mais de setecentas pessoas, sendo 260 delas foragidas da Justiça.

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Casos de feminicídio e tentativa crescem no Rio

Os registros de feminicídio e tentativa de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentaram quase 48% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 começa neste sábado

Rádio Nacional transmite jogo do Fluminense contra o Bragantino neste sábado (13), às 21h. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo fará Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Estado de São Paulo quer imunizar mais de 18 milhões de pessoas contra a gripe durante a campanha de vacinação. 

Baixar arquivo
Segurança

Saidinha de presos temporários favorece facções criminosas, diz IAB

Presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros diz que facções aproveitam as condições precárias do sistema penitenciário brasileiro para crescer. 

Baixar arquivo
Cultura

Exposição de Claudia Andujar revela sua jornada artística e ativista

A exposição "Claudia Andujar – Cosmovisão" lança novas luzes sobre o percurso artístico de uma das mais reconhecidas fotógrafas no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Padilha rebate críticas e diz que não guarda rancor de Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chamou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de desafeto e incompetente. 

Baixar arquivo