Governo Federal quer permitir fotos com roupas religiosas na CNH

Publicado em 05/02/2024 - 19:13 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Governo Federal quer permitir fotos com roupas religiosas nas carteiras de motorista.

A informação foi enviada pela Advocacia-Geral da União ao Supremo Tribunal Federal, que deve julgar um recurso sobre o assunto na próxima quinta-feira.

O caso que será julgado pela corte começou quando mulheres do Paraná conseguiram na Justiça o direito de tirar o documento com o traje religioso completo.

Isso sem cobrir as orelhas, cobrindo a parte de trás da cabeça e comprovando que fazem parte de alguma instituição religiosa.

Segundo o governo, apesar da Secretaria Nacional de Trânsito já ter manifestado a intenção de mudar as regras para permitir fotografias assim, as normas da carteira de motorista ainda proíbem isso.

Só que as fotos da Carteira de Identidade Nacional e do Passaporte já permitem roupas religiosas, desde que o rosto da pessoa fique bem visível.

De acordo com a AGU, a intenção de permitir trajes religiosos na foto da carteira de motorista busca equilibrar a liberdade religiosa com a segurança pública.

Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria: "PL do estupro" coloca maternidade desejada em pauta

Os direitos reprodutivos serão tema de evento organizado por cientistas sociais. Assunto entra em pauta com a aprovação do regime de urgência do PL 1904 que equipara o aborto, mesmo no caso de gravidez resultante de estupro, a homicídio.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do Enem para estudantes gaúchos encerram na sexta

Segundo o Ministério da Educação, foram cinco milhões de inscrições em todo o país, sendo quase 260 mil candidatos do Estado.

Baixar arquivo
Geral

RS e SC estão com novo alerta de tempestades para a semana

Até a quarta-feira, os acumulados variam entre 80 e 150 milímetros no estado gaúcho, podendo superar os 200 mm; e de 100 a 200 milímetros no sul catarinense.
 

Baixar arquivo
Esportes

Sesi Araraquara é campeão da Liga Sul-Americana de basquete feminino

A equipe do Sesi Araraquara venceu o Aguada, do Uruguai, por 87 a 69.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

60% das mulheres vivem em países onde o aborto é amplamente legal

Em três décadas, mais de 60 países liberalizaram as leis sobre o aborto. Brasil, Irã e Afeganistão estão entre os países com grandes restrições ao procedimento. Para especialistas, o PL que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio vai na contramão do que preconiza a OMS.

Baixar arquivo