PF investiga licitações feitas durante a pandemia de covid-19

Publicado em 27/02/2024 - 16:27 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Agentes da Polícia Federal realizam operação para apurar possíveis irregularidades em licitações durante a pandemia da covid-19, em 2020. A suspeita é de superfaturamento de mais de R$ 1,5 milhão.

Na ação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na cidade de Alto Alegre, em Roraima; na capital do estado, Boa Vista e em Manaus, no Amazonas. 

De acordo com as apurações da PF, os investigados seriam responsáveis por irregularidades em processo licitatório realizados entre a Prefeitura de Alto Alegre, em Roraima, e a empresa contratada para prestar serviços de desinfecção de superfícies e ambientes sujeitos à contaminação da covid-19. 

As investigações indicam sobrepreço e superfaturamento nos itens contratados.

Os recursos para pagamento da empresa foram disponibilizados pelo Fundo Nacional de Saúde, do Governo Federal.

Foi determinado o bloqueio de valores e sequestro de bens dos investigados, a proibição de ocupar cargo público, frequentar a sede da Prefeitura de Alto Alegre e outros órgãos públicos vinculados à gestão municipal. Além disso, foi determinada a suspensão do exercício das atividades das empresas envolvidas pelo prazo de 180 dias.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de fraude ao caráter competitivo da licitação, fraude à licitação, lavagem de capitais e organização criminosa.

Edição: Sâmia Mendes / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo