Tempo e terreno irregular dificultam buscas por foragidos de Mossoró

Publicado em 18/02/2024 - 19:28 Por Liliane Farias - da Radioagência Nacional* - Brasília
Atualizado em 19/02/2024 - 06:00

Não há um prazo definido para a captura dos dois presos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que chegou na manhã deste domingo (18) ao Rio Grande do Norte para acompanhar a busca pelos foragidos

Segundo o ministro, apesar do emprego de cerca de 500 agentes de segurança e equipamentos modernos, a complexidade do terreno e as chuvas, que apagam rastros, dificultam a operação. Lewandowski acrescentou também que, pelas investigações, as autoridades acreditam que os fugitivos ainda se encontram num raio de 15 quilômetros a partir da penitenciária.

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento fugiram na última quarta-feira (14). Eles foram os primeiros detentos a escapar de um presídio federal brasileiro, considerado de segurança máxima. O sistema foi criado em 2006.

O ministro confirmou que as investigações indicam que, para escapar da cela, foi utilizada uma barra de ferro extraída de uma das paredes, o que aponta para má conservação das instalações. Segundo Lewandowski, a apuração também revela que a obra existente no presídio era mal administrada, já que uma das ferramentas do canteiro teria sido utilizada pelos fugitivos para cortar o alambrado da penitenciária. 

Duas investigações sobre a fuga estão em andamento: uma delas de caráter administrativo, para apurar as responsabilidades da fuga; e uma outra, conduzida pela Polícia Federal, para apurar eventuais responsabilidades de natureza criminal de pessoas que, eventualmente tenham facilitado a ação dos detentos.

No entanto, Lewandowski evitou falar em conivência para a fuga. De acordo com o ministro, "em nosso regime democrático vigora a presunção da inocência". Neste domingo, em coletiva à imprensa na Etiópia, o presidente Lula cogitou que os presos tiveram apoio para fugir do local. 

O prazo legal para a conclusão do inquérito policial é de 30 dias. E esse período pode ser prorrogado caso haja necessidade.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Rádio Nacional/Pollyane Marques

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo