Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Publicado em 04/03/2024 - 21:30 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dois detentos fugiram da penitenciária Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na madrugada desta segunda-feira (4).

Inaugurada em 2001, a unidade é administrada pelo governo estadual e deixou de ser de segurança máxima em 2020, segundo informações da Agepen, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário.

Outros dois presos foram recapturados tentando deixar o presídio e foram transferidos para celas isoladas, e vão responder a procedimento administrativo disciplinar.

A fuga dos internos Douglas, preso por tráfico e roubo, e Naudiney, preso por roubo e furto, ocorreu por volta das 3h40, pelo muro e com o auxílio de uma corda. As circunstâncias da fuga ainda vão ser apuradas. As forças de segurança locais informam que seguem trabalhando para recapturar os fugitivos.

Ao menos cinco policiais penais de Mato Grosso do Sul estão atuando em Mossoró, no Rio Grande do Norte, junto à Força Penal Nacional, mobilizada para reforçar a segurança externa da Penitenciária Federal de onde Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento fugiram no último dia 14.

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

De acordo com a Agepen, dos cinco policiais penais sul mato-grossenses designados para a missão no Rio Grande do Norte, três integram o Comando de Operações Penitenciárias e dois o Grupamento de Escolta Penitenciária, de Campo Grande.

A designação inicial prevê que o grupo atue por até 60 dias.
 

Com informações da Agência Brasil

Edição: Rádio Nacional / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo