Lewandowski mantém operação de captura dos fugitivos de penitenciária

Publicado em 13/03/2024 - 16:38 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou em coletiva nesta quarta-feira (13) que será mantida, sem prazo para terminar, a operação de captura dos dois fugitivos da Penitenciária Federal do Rio Grande do Norte, que acontece há quase um mês.

De acordo com Lewandovski, cães policiais encontraram indícios que os dois foragidos ainda estão dentro da área de buscas. 

Os policiais trabalham com duas linhas: a de perseguição e a investigativa, de ações de inteligência. Segundo o ministro, são essas ações que têm impedido que os fugitivos saiam da região.

Outra razão para manter a mobilização é proteger a população local, já que há indícios que Deibson Nascimento e Rogério Mendonça teriam recebido ajuda. Enquanto houver risco, as forças de segurança continuam na área.

Ricardo Lewandowski também lembrou as providencias tomadas desde o dia da fuga, como afastamento de funcionários da prisão federal, determinação de compra de detectores e o planejamento de construir muralhas em torno dos cinco presídios de segurança máxima no país.

Essa é a segunda vez que Lewandowski vai ao Rio Grande do Norte desde o início das buscas.

Desde a fuga, sete pessoas foram presas, segundo Lewandowski. As buscas ocorrem em diversos endereços nas cidades de Mossoró e Baraúna, no Rio Grande do Norte, Aquiraz e Quixeré, no Ceará.

Moradores de Baraúna, cidade de 28 mil habitantes, relataram uma movimentação atípica de helicópteros sobre a cidade na manhã desta quarta-feira. 

A operação de recaptura, ainda em andamento, é integrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil e Bombeiros. Ainda há o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, além de policiais de outros estados.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Lula defende ações imediatas contra a crise climática

Lula também anunciou que encaminhará ao Congresso uma Medida Provisória com um estatuto jurídico para emergências climáticas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Comitiva visita povo Guarani, alvo de ataques nos últimos dois meses

Um grupo de parlamentares e representantes de entidades ligadas aos direitos humanos visita, até sexta-feira (13/9), terras dos povos Avá-Guarani e Guarani-Kaiowá, nos estados do Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Brasil lidera ranking de patrimônios da Unesco na América do Sul

Atualmente, o país possui 24 patrimônios no total, distribuídos por seu território. 15 deles são culturais, como o Centro Histórico de Salvador, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e a cidade histórica de Ouro Preto.

Baixar arquivo
Geral

Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros encerra nesta sexta-feira

O XVIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), reúne mais de 4.000 participantes, entre pesquisadores, ativistas, quilombolas, representantes da sociedade civil de todas as regiões brasileiras e de 13 países participantes.

Baixar arquivo
Geral

Governo formaliza criação de secretaria de apoio à reconstrução do RS

As funções serão as mesmas da atual Secretaria Extraordinária da Presidência da República criada em maio por medida provisória e que deixa de existir nesta quinta-feira, 12.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Viva Maria comemora o Dia do Cerrado

Para marcar a data, o programa conversa com a jornalista Elizabeth Oliveira, autora da reportagem “Mulheres Coralinas: a poética do empoderamento feminino no Cerrado”, premiada no Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Baixar arquivo