Central com reconhecimento facial por câmera é inaugurada em São Paulo

Publicado em 05/07/2024 - 17:18 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Foi inaugurada, nessa quinta-feira (4), a central de monitoramento do Smart Sampa, um sistema de câmeras com reconhecimento facial, que conta com 13 mil equipamentos instalados em vários pontos da cidade.

As imagens captadas serão centralizadas no espaço recém-inaugurado; e vão para um sistema integrado ao banco de imagens de pessoas desaparecidas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Pelo projeto, até o fim do ano, a capital paulista chegará a 20 mil câmeras. Além dos equipamentos públicos, locais privados podem se integrar ao sistema.

Sobre os resultados já apresentados pelo projeto, a Prefeitura paulistana informou que foram identificadas sete pessoas que estavam desaparecidas e feitas mais de 80 prisões.

No caso de pessoas flagradas cometendo crimes, o reconhecimento facial ainda não está em funcionamento.

A expectativa do Smart Sampa é que em breve haja integração também com o cadastro de pessoas procuradas pela Justiça.

O uso de reconhecimento facial foi questionado pelo Tribunal de Contas do Município e em ações na Justiça. Por isso, o projeto Smart Sampa, anunciado em 2022, chegou a ser suspenso por uma decisão judicial, e depois liberado, em maio do ano passado.

Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

Juíza cria baralho para acolher vítimas de violência doméstica

O baralho, batizado como Afago, tem 55 frases que acolhem as mulheres que sofreram violência doméstica ou sexual. A ideia é que a ferramenta ajude as vítimas a enfrentar o ambiente frio dos tribunais e estimule outras a denunciar as agressões.

 

Baixar arquivo
Economia

Abono salarial começa a ser pago na segunda-feira

Os trabalhadores do Rio Grande do Sul vão receber o abono de forma antecipada. Tem direito ao abono quem recebeu até 2 salários-mínimos por mês e trabalhou pelo menos 30 dias em 2022.

Baixar arquivo
Cultura

Vírginia Rodrigues lança álbum Poesia e Nobreza

Reconhecida internacionalmente pelo seu canto lírico, que une o erudito e o popular, a cantora baiana celebra quase três décadas de carreira. 

Baixar arquivo
Internacional

Trump é retirado de comício após tiros; Lula repudia atentado

O ex-presidente e candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump foi retirado de um comício com sangue na orelha após sons de tiros. Ele participava de um comício no estado da Pensilvânia. 

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa encontra níveis elevados de álcool em pães de forma

Levantamento feito pela Proteste mostrou índices elevados em seis produtos de três marcas. Uso indevido de antimofos pode explicar teor alcoólico

 

Baixar arquivo
Geral

Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa no domingo

Última edição aconteceu há 8 anos. O evento tem como tema o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”

Baixar arquivo