Governador do Rio afirma que vazamento sobre megaoperação será punido

Operação Ordo foi deflagrada em 10 comunidades da zona oeste

Publicado em 16/07/2024 - 09:34 Por Cristiane Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, admitiu que houve vazamento de informações sobre a Operação Ordo, deflagrada em 10 comunidades da zona oeste da capital para combater a facção criminosa Comando Vermelho e milícias que agem na região. 

A operação, iniciada nesta segunda-feira (15/07) e sem data para terminar, envolve dois mil policiais civis e militares, que ocupam favelas em Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e região das Vargens Pequena e Grande.

Castro garantiu que os responsáveis pelo vazamento de informações serão punidos de forma rigorosa. Ao fazer um balanço do primeiro dia da megaoperação, o governador explicou que as forças de segurança do estado farão um raio-x para dar base à investigação e identificar, com inteligência, criminosos que orquestram as atividades ilegais.

Assim, segundo ele, o governo poderá bloquear bens e recursos financeiros e também prender esses bandidos. Castro destacou que o objetivo é asfixiar qualquer grupo que atente contra a população de bem.

Foram feitas 28 prisões em flagrante por crimes como tráfico, posse de arma de fogo, furto de energia e água, adulteração de identificação de veículo e crime ambiental. As polícias Civil e Militar também cumpriram cinco mandados de prisão. Mais de 130 quilos de drogas foram apreendidas, com valor estimado em R$ 160 mil.
 

Edição: Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Direitos Humanos

Cartilha do nome social vai orientar comunidade escolar no Maranhão

A cartilha oferece informações detalhadas sobre a correção do registro civil e o que é necessário fazer para a implementação desse direito.

Baixar arquivo
Cultura

Brasil e Jamaica assinam acordo de promoção do turismo sustentável

Nos próximos quatro anos, Brasil e Jamaica devem desenvolver estudos para minimizar os impactos provocados por crises climáticas, empresariais e de segurança, na atividade turística dos dois países.

Baixar arquivo
Saúde

Entidades criticam regulamentação da venda de cigarros eletrônicos

“Argumentos de redução de dano e arrecadação de impostos são absolutamente contestáveis. Não é possível se arrecadar impostos sobre vidas humanas, de pessoas tão jovens como nossas crianças e adolescentes”, afirma a pneumologista Margareth Dalcolmo. 

Baixar arquivo
Segurança

PF combate tráfico de mulheres para exploração sexual na Europa

Durante a Operação Perfídia foram executados mandados de busca e apreensão e de prisão em Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Helena Meirelles, artista livre, pioneira da viola caipira no Brasil

Pioneira e destemida, Helena era compositora e multi-instrumentista. Enfrentou a resistência da família e da sociedade machista dos anos 1950 e 1960, e levou viola e talento para tocar com sua palheta feita de chifre de boi em tudo quanto é lugar.

Baixar arquivo
Política

STF autoriza Garotinho a disputar vaga de vereador no Rio

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu os efeitos de uma decisão da Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro, que impedia o ex-governador Anthony Garotinho de concorrer às eleições municipais deste ano.

Baixar arquivo