UFRJ abre curso para mães que perderam filhos para violência policial

Publicado em 18/07/2024 - 16:03 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro
Atualizado em 18/07/2024 - 16:02

Mulheres que tiveram filhos vítimas letais de violência durante ações das forças de segurança no Rio de Janeiro têm a chance de participar de cursos de extensão em instituição de ensino superior no estado.

Por iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, elas têm a chance, a partir de agora, de concorrer a bolsas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O programa oferece 100 vagas e as mães selecionadas terão a oportunidade de contribuir, por meio dos seus relatos e vivências, na produção de dados, metodologias e garantia de direitos. As informações serão usadas no aperfeiçoamento e no fortalecimento da rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ambos do governo federal.

Através do Programa de Bolsas de pesquisa na extensão da UFRJ, vão atuar em atividades de acolhimento psicossocial de familiares atingidos por violações de direitos.  E receberão o valor de R$ 700 por mês, ao longo de um ano, tempo previsto para participação, com  possibilidade de prorrogação por até dois anos.

As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, dia 22 de julho, pela internet. O formulário está disponível no site www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias.

Edição: Edição Web: Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Geral

Por segurança, aulas são suspensas no Complexo da Maré

Alunos das 24 escolas municipais localizadas no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, estão sem aulas nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus prevê crescimento do PIB de 2,43% em 2024

Por outro lado, a previsão da inflação subiu pela sexta semana seguida e pode fechar o ano a 4,25%.

Baixar arquivo
Geral

Operação da PF combate fraude em licitação no Tocantins

Mais de 100 policiais federais cumprem, nesta segunda-feira, 30 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palmas, Gurupi e Dianópolis, no Tocantins.

Baixar arquivo
Justiça

Tagliaferro é intimado para esclarecer vazamentos de mensagens

A intimação de Tagliaferro aconteceu após uma série de reportagens que revelaram mensagens privadas sobre processos. As mensagens e arquivos teriam sido trocados entre Moraes, auxiliares e integrantes da equipe dele, pelo WhatsApp.

Baixar arquivo
Economia

Contas externas do Brasil ficaram negativas em US$ 5 bilhões em julho

Entram no cálculo as operações do país com o exterior, como exportações, importações, contratações de serviços e rendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil e Colômbia voltam a cobrar atas das eleições da Venezuela

O presidente Lula e o líder colombiano, Gustavo Petro, acertaram os termos do comunicado em conversas telefônicas. Eles afirmam que permanecem convencidos de que, somente assim, a credibilidade do processo eleitoral poderá ser restabelecida.

Baixar arquivo