RJ: Segurança Pública pede transferência de presos do Comando Vermelho

Publicado em 20/08/2024 - 17:45 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Diante de recentes casos de violência no Rio de Janeiro, o secretário de Segurança Pública do estado, Victor Santos, afirmou nesta segunda-feira (19) que as autoridades de segurança do estado vão pedir a transferência de traficantes do Comando Vermelho, presos no sistema prisional do Rio, para presídios federais. 

O objetivo é dificultar a possibilidade de contatos dos líderes com integrantes da facção criminosa que estão fora do presídio.

De acordo com o secretário, a medida é uma resposta do Governo do Estado do Rio aos atos de violência comandados de dentro da cadeia com a finalidade de dominar territórios ocupados por facções rivais.

“Foram vários ataques de retomada de territórios, ataques do Comando Vermelho, que é a principal facção que vem causando esse tipo de transtorno ao estado do Rio de Janeiro. O governador determinou que fizéssemos um trabalho de inteligência, verificando quais lideranças do Comando Vermelho poderiam estar envolvidas, que de alguma maneira, mesmo presas, continuam exercendo uma liderança sobre os seus liderados que estão soltos em comunidades do Rio”.

Entre os conflitos estão o atentado a tiros na praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, na noite deste domingo. A praça estava cheia no momento do ataque. No mesmo bairro, no início do mês, outro tiroteio deixou mortos, entre eles um menino de apenas 13 anos.

A decisão foi tomada após reunião da secretaria de Segurança Pública com representantes do setor de Inteligência das secretarias de Polícia Civil, Polícia Militar e de Administração Penitenciária e representantes do Ministério Público Estadual, no Centro Integrado de Comando e Controle.

Procurada, a Secretaria Nacional de Políticas Penais não respondeu sobre o recebimento do pedido até o fechamento da reportagem.

Edição: Roberto Piza / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Corinthians recebe o Juventude

No primeiro jogo, os gaúchos venceram por 2 a 1. Portanto tem a vantagem do empate. Caso vença por um gol de diferença, a decisão será por pênaltis; por dois ou mais gols, o alvinegro passa a próxima fase.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Criação de Comitê Nacional de Manejo do Fogo é publicada no DOU

Comitê será responsável por coordenar mecanismos e ações de detecção e controle de incêndios florestais. Ainda terá como função estabelecer diretrizes para a capacitação de pessoal na prevenção e no combate aos incêndios. Ele também será responsável pela elaboração de planos para a conservação dos ecossistemas.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de mil casos suspeitos ou confirmados de mpox

Sudeste concentra 80% dos casos. Os estados com maiores quantitativos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Amapá e Piauí são os dois únicos estados sem registros.  

Baixar arquivo
Economia

Efeito do clima sobre a inflação preocupa o governo

A preocupação é com impactos no preço dos alimentos e da energia. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que não é com alta de juros que se resolve o assunto.

Baixar arquivo
Economia

Governo anuncia R$ 186 bilhões para indústria de tecnologia no país

Investimentos vão para produção de semicondutores, fabricação de chips, fibras óticas, robôs e computação em nuvem. Ações fazem parte da 4ª fase do programa Nova Indústria Brasil, que tem por objetivo transformar digitalmente 25% das indústrias brasileiras até 2026 e 50% até 2033.

Baixar arquivo