Saiba como está o desempenho do Brasil em esportes coletivos até o momento

Publicado em 13/08/2016 - 20:56 Por Edgard Matsuki – Repórter do Portal EBC* - Brasília

Depois de uma semana de competição, as disputas em esportes coletivos na Olimpíada começam a se encaminhar para a fase decisiva. Dos 14 torneios disputados no Rio, o Brasil (que entrou em 13) segue vivo em nove modalidades.

Confira como está o desempenho do Time Brasil até o momento:

Futebol

O futebol feminino está nas semifinais dos Jogos Olímpicos. Depois de vencer a Austrália nos pênaltis, as meninas enfrentam a Suécia nas semifinais.

A seleção masculina está bem: depois de um começo irregular, o time conseguiu a vaga nas quartas de final e enfrenta nesta noite, em São Paulo, a Colômbia. Os dois times tem um trunfo nos jogos:  Grandes rivais (Estados Unidos, no feminino, e Argentina, no masculino) já estão fora.

Futebol feminino: quatro jogos, três vitórias e um empate; classificado para as semifinais
Futebol masculino: três jogos, uma vitória e dois empates; classificado para as quartas de final

Vôlei

O vôlei feminino do Brasil fez uma campanha impecável até o momento. A seleção ganhou os quatro jogos que disputou. Já classificada para as quartas de final, a equipe luta com a Rússia para ficar em primeiro lugar no Grupo A.

A seleção masculina ainda luta pela vaga na segunda fase. Depois de vencer os dois primeiros jogos, o time perdeu para os Estados Unidos na última quinta-feira (11) e precisa de mais uma vitória neste sábado (13) para continuar na disputa por medalha.

Vôlei feminino: quatro jogos, quatro vitórias; classificado antecipadamente para as quartas
Vôlei masculino: três jogos, duas vitórias, uma derrota; lutando por vaga para as quartas de final

Handebol

O Brasil, que entrou bem cotado no handebol e mantém boa campanha na Olimpíada. Tanto a equipe feminina quanto a masculina perderam um jogo na primeira fase do torneio. A única diferença entre os times é o número de jogos.

As mulheres têm quatro partidas e os homens, três. O time feminino, que ainda joga contra Montenegro, está classificado. Os homens ainda enfrentam Egito e Alemanha para manter vivo o sonho de uma medalha olímpica. Uma vitória em uma das duas partidas classifica os homens para as quartas.

Handebol feminino: quatro jogos, três vitórias, uma derrota; classificado antecipadamente para as quartas
Handebol masculino: três jogos, duas vitórias, uma derrota; lutando por vaga para as quartas de final

Polo aquático

No polo aquático feminino, uma regra bizarra classificou a seleção. Apesar de ter perdido os três jogos da primeira fase, a equipe passou para as quartas de final. No masculino, o desempenho é bem melhor. A equipe tem três vitórias e uma derrota e está classificada para as quartas.

Detalhe: diferentemente da regra do feminino (em que todos os times passam de fase), no masculino, quatro equipes de um grupo de seis se classificam.

Polo aquático feminino: três jogos, três derrotas; classificado para as quartas de final
Polo aquático masculino: quatro jogos, três vitórias, uma derrota; classificado para as quartas de final

Basquete

A seleção feminina perdeu todos os jogos disputados e foi eliminada da Rio 2016. A masculina perdeu quatro jogos, ganhou um e está eliminada.

Basquete feminino: cinco jogos, cinco derrotas; eliminado na primeira fase
Basquete masculino: cinco jogos, uma vitória e quatro derrotas; eliminado na primeira fase

Rugby de 7

Único torneio encerrado. No feminino, o Brasil ganhou um jogo e perdeu dois. No masculino, a seleção perdeu todos os jogos. As duas equipes caíram na primeira fase.

Rugby feminino: três jogos, uma vitória e duas derrotas; eliminado na primeira fase
Rugby masculino: três jogos, três derrotas; eliminado na primeira fase

Hóquei sobre grama

Apenas a seleção masculina participa do evento. Sem tradição, a equipe perdeu todas as cinco partidas que disputou e foi desclassificada na primeira fase.

Hóquei sobre grama feminino: não disputou
Hóquei sobre grama masculino: cinco jogos, cinco derrotas; eliminado

*Colaborou Renata Bustamante
Texto atualizado às 22h54

 

 

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias