São Paulo tem busca ativa em dia D de vacinação contra sarampo e pólio

Publicado em 25/08/2018 - 13:38 Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A movimentação do dia D de vacinação contra sarampo e poliomelite na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Alto Pinheiros, zona oeste paulistana, foi tranquila na manhã de hoje (25). Maria Francisca da Gama, 53 anos, não enfrentou filas para vacinar a neta Lara, 4 anos. “Foi rapidinho. Uma picada da injeção e uma gotinha. Tem que vir pra proteger as crianças”, disse ao sair do posto. Até a última quinta-feira (23), a cobertura vacinal do município alcançava cerca de 59%. A meta é chegar a 95% do público-alvo – crianças entre 1 e menores de 5 anos – até o fim da campanha, que se encerra no dia 31 de agosto. As UBS funcionam hoje até as 17h.

Para incentivar as famílias a buscarem a imunização, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo está fazendo busca ativa. Equipes de saúde estão visitando a casa de pais e responsáveis para orientar sobre a importância da vacinação e indicando a UBS mais próxima da residência. Lúcia Santos, 48 anos, já está com as carteiras de vacinação dos cinco netos em dia. “Vacinei perto de casa, no Jaguaré. Uma equipe de saúde vai lá em casa quase toda semana, terça-feira. Olham tudo, a carteirinha de vacina, marcam consulta. Tudo que precisa”, relatou.

Outra ação prevista da campanha em São Paulo é a instalação de um posto volante amanhã (26), no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em parceria com Rotarys Clubes. A vacinação será das 9h às 16h. As crianças que estão com a vacina em atraso ou com doses incompletas também serão vacinadas.

Alunos dos centros de educação infantil (CEI), das escolas municipais de educação infantil (EMEI) públicas e também em creches e escolas de ensino infantil privadas também estão sendo vacinadas nesses locais. As Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) fizeram um levantamento na nesta semana nas unidades de educação e solicitaram autorização dos pais e responsáveis para aderir à ação. Os responsáveis devem enviar a caderneta de vacinação para a aplicação das doses na próxima semana.

Cobertura

Foram aplicadas entre o dia 4 e 23 de agosto, 697.568 vacinas no município de São Paulo, sendo 351.055 doses contra pólio (paralisia infantil) e outras 346.513 doses da vacina SCR, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Os dados representam uma cobertura de 59,3% para poliomielite e 58,5% da tríplice viral.

A secretaria de Saúde destaca que a ação é fundamental para reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil assim como o de circulação de sarampo e rubéola na capital paulista.

Balanço nacional

Até ontem (24), 4,1 milhões de crianças em todo país ainda não tinham recebido a vacina, segundo o Ministério da Saúde. A última atualização enviada pelos estados mostra que, 62% das crianças brasileiras se vacinaram.

Em todo o país, foram aplicadas mais de 14 milhões de doses das vacinas (cerca de 7 milhões de cada). A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independente da situação vacinal delas.  

 

Edição: Sabrina Craide

Últimas notícias