logo Agência Brasil
Saúde

Correção: Cabreúva vai multar idoso encontrado fora de casa

Pessoas com 60 anos ou mais não podem estar na rua sem justificativa
Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 30/03/2020 - 10:20
 - Atualizado em 31/03/2020 - 15:07
São Paulo
idosos
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A prefeitura de Cabreúva, no interior paulista, vai multar a partir de hoje (30) idosos que estejam na rua sem justificativa. O decreto municipal determina que as pessoas com 60 anos ou mais devem obrigatoriamente ficar recolhidas em casa como medida para evitar o contágio por coronavírus.

Pelo texto, os idosos podem sair de casa para receber atendimento médico, realizar exames, serem vacinados ou fazer compras no comércio, especialmente de alimentos.

A norma diz que as autoridades públicas podem abordar idosos nas ruas e pedir justificativa sobre o motivo de a pessoa não estar recolhida. Caso o destino não se enquadre no previsto no decreto, a pessoa poderá ser acompanhada até a residência.

Há ainda uma multa de R$ 200 para aqueles que forem pegos mais de uma vez desobedecendo o recolhimento obrigatório.

Cabreúva antecipou para início amanhã (1º) as férias escolares da rede municipal de ensino. Além disso, a prefeitura determinou o fechamento do comércio não essencial no último dia 20. Até a última sexta-feira (27), segundo a prefeitura, a cidade tinha 17 notificações de covid-19, sendo dois casos negativos e 15 aguardando resultado.

*matéria alterada às 15h07 do dia 31/03/2020 para correção de informação. O texto informava que o município de Cabreúva registrava 17 casos de covid-19. Até o momento, no entanto, a cidada não contabiliza registro da doença, mas sim 17 notificações, sendo DOIS casos já descartados e QUINZE ainda sem resultado.