Coronavírus: Fiocruz capacita laboratórios para realizar testes

Treinamento começa hoje com especialistas de seis estados

Publicado em 11/03/2020 - 14:46 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde capacitam, até sexta-feira (13), técnicos de laboratórios de oito estados para o diagnóstico laboratorial do novo coronavírus (Covid-19).

Após o treinamento, 12 laboratórios públicos de 12 estados estarão aptos para realizar o teste capaz de detectar o vírus. A meta, de acordo com a Fiocruz, é que, até o fim da semana que vem, as 27 unidades da Federação estejam preparadas para realizar os exames.

“Essa descentralização é muito importante e ocorre em um momento em que a detecção precoce de casos em cada estado favorece que estratégias de controle sejam realizadas”, disse hoje (11), no Rio de Janeiro, a chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Marilda Siqueira.

O treinamento começa hoje (11), com especialistas do Paraná, de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Espírito Santo e da Bahia. Na sexta-feira, será a vez dos profissionais de Sergipe e Alagoas. Turmas do Pará, de Goiás, São Paulo e do Rio Grande do Sul já foram capacitadas.

A capacitação está sendo feita no Rio de Janeiro. São abordadas as seguintes questões: vigilância laboratorial, protocolo para o diagnóstico do novo coronavírus, recomendações sobre biossegurança, transporte de amostras, situação de cada estado e as perspectivas em relação à vigilância. Além disso, os especialistas discutirão montagem de protocolos, revisão e análise dos resultados.

“Temos que ter os laboratórios dos estados absolutamente capacitados para a realização dos exames e para a segurança dos diagnósticos que estão sendo realizados”, afirmou o chefe de gabinete da presidência da Fiocruz, Valcler Rangel.

Produção de testes

Além da capacitação, a Fiocruz atua também na produção de kits com insumos para os testes. Ao todo, a fundação já tem preparados 20 mil kits para testes diagnósticos do novo coronavírus.

A meta é chegar, neste momento inicial, a 30 mil kits. Os kits foram desenvolvidos pelos institutos de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

“É uma grande vantagem a gente ter essa competência de desenvolver e produzir kits de diagnóstico da Fiocruz para atender prioritariamente ao Brasil porque, à medida que chegamos a um produto útil e que está bastante adequado para essas ações iniciais, em paralelo, estamos trabalhando e tentando alguns aperfeiçoamentos para poder emprestar para os laboratórios uma capacidade operacional mais rápida”, disse o gerente de Programa de Diagnóstico do Bio-Manguinhos/Fiocruz, Antonio Ferreira.

Segundo a Fiocruz, o Brasil está se espelhando no que está acontecendo em outros países para se preparar para uma eventual epidemia. É importante, de acordo com Marilda Siqueira, que o Brasil esteja preparado para diferenciar, nos laboratórios, o novo coronavírus de outros vírus que causam sintomas semelhantes.

“Estamos entrando na circulação do vírus Influenza e outros vírus respiratórios que ocorrem todos os anos. Essa circulação ocorre de maneira maior nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. Portanto, o diagnóstico vem em momento importante uma vez que, clinicamente, vários desses vírus respiratórios causam nos pacientes sintomas parecidos”, explicou.

Treinamentos

Este é o terceiro treinamento realizado pela Fiocruz. O primeiro foi feito com especialistas dos institutos Adolfo Lutz, de São Paulo, e Evandro Chagas, do Pará, além de técnicos dos laboratórios centrais de Saúde Pública de Goiás e Rio Grande do Sul.

A segunda capacitação abrangeu profissionais de nove países da América Latina – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, divulgados na tarde de ontem (10), o Brasil tem 34 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo seis por transmissão local, cinco deles em São Paulo e um na Bahia, além de 28 casos importados. Atualmente, são monitorados 893 casos suspeitos e 780 já foram descartados.

Os sintomas principais do novo coronavírus são febre, coriza, tosse e falta de ar. Para prevenir o contágio, o Ministério da Saúde pede que a população lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel; que cubra o nariz e a boca ao respirar ou tossir; que evite aglomerações se estiver doente; que mantenha os ambientes bem ventilados; e que não compartilhe objetos pessoais.

Edição: Kleber Sampaio

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Treze avança e garante clássico de Campina Grande na final paraibana

Galo da Borborema vence Botafogo no tempo normal e nas penalidades, e se garante na grande final da competição.

chape criciuma
Esportes

Chapecoense e Brusque se classificam para final do Catarinense

Verdão superou Criciúma na disputa de pênaltis, enquanto Quadricolor passou por Juventus com empate sem gols.

bahia x alagoinhas
Esportes

Baiano: Alagoinhas segura empate com Bahia no primeiro jogo da final

Desta forma, futuro campeão do estadual permanece totalmente indefinido. E tudo será decidido apenas no próximo sábado.

santa cruz x salgueiro
Esportes

Salgueiro faz história, bate Santa Cruz e leva título pernambucano

Pela primeira vez desde sua primeira edição, em 1915, o Campeonato Pernambucano tem um campeão de fora da capital Recife, o Carcará.

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL 05.08.2020 jogo entre América x Atlético no Estádio Independência pelo Campeonato Mineiro 2020 - Fotos: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético
Esportes

Mineiro: Atlético derrota América e está na final

Réver, Marrony e Savarino marcam no triunfo de 3 a 0. Tombense é o adversário do Galo na grande decisão.

O jogador Patrick de Paula, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Ederson, da SC Corinthians P, durante partida válida pela final, ida, do Campeonato Paulista, Série A1, na Arena Corinthians. (Foto: Cesar Greco)
Esportes

Corinthians e Palmeiras abrem final do Paulista com empate sem gols

Timão teve as melhores chances, mas parou em defesas de Weverton. Decisão fica aberta para partida de volta, no sábado (8), às 16h30 (horário de Brasília).