Turma da Mônica lança cartilha sobre o uso de máscaras

Material explica a importância do uso do acessório

Publicado em 03/06/2020 - 17:23 Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil - Brasília

Uma cartilha dos responsáveis pelas publicações da Turma da Mônica foi desenvolvida para ajudar na conscientização sobre o uso de máscaras como forma de prevenção na pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O material traz orientações sobre o tema divulgados por autoridades de saúde em âmbito nacional durante a pandemia, como o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A publicação foi divulgada no perfil do Instagram da Turma da Mônica, que conta com mais de 800 mil seguidores. O material explica porque a máscara é importante, abordando a forma de transmissão do vírus e indicando o objeto como um item a mais de proteção, que não substitui as atitudes de higiene já recorrentemente divulgadas, como a higienização das mãos e superfícies.

O texto traz o número sugerido do uso de máscaras por dia (cinco) e o tempo indicado para a troca (a cada três horas). Além disso, ensina como colocar o item de proteção e como tirá-lo, listando cuidados como não tocar na parte da frente, lavar as mãos após a retirada e como descartá-lo.

Cartilha elaborada pelo estúdio Maurício de Sousa ensina hábitos de higiene e de prevenção contra o novo coronavírus.
Cartilha elaborada pelo estúdio Maurício de Sousa ensina hábitos de higiene e de prevenção contra o novo coronavírus. - Maurício de Sousa/Direitos reservados

Outra orientação é a de o que fazer ao lavar a máscara, como deixar de molho por até 30 minutos em uma mistura de água e água sanitária. Traz também outros cuidados, como não torcer demais e buscar passar o pano com ferro quente.

Cartilha elaborada pelo estúdio Maurício de Sousa ensina hábitos de higiene e de prevenção contra o novo coronavírus.
Cartilha elaborada pelo estúdio Maurício de Sousa ensina hábitos de higiene e de prevenção contra o novo coronavírus. - Maurício de Sousa/Direitos reservados

A cartilha tem informações específicas para crianças, como as orientações de autoridades de saúde para que não seja utilizada por pessoas com menos de dois anos e a necessidade de supervisão dos pais para pessoas de até 10 anos. O caderno pode ser encontrado no site do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e é de distribuição gratuita.

* Matéria alterada às 18h23 para adicionar o link da cartilha.

Edição: Fernando Fraga

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias