Ocupação de leitos de UTI chega a 85% na cidade do Rio de Janeiro

Frequência a praias e shopping centers desafia fiscalização

Publicado em 14/06/2020 - 14:20 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) por pacientes com covid-19 na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no município do Rio de Janeiro é, neste momento, de 85%. Nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de covid-19, a taxa de ocupação é menor e está hoje (14) em 41%, informa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“[É] importante ressaltar que a taxa de ocupação reflete o cenário dos leitos no momento da consulta ao sistema, podendo ter outro número diferente minutos depois”, destaca a SMS.

Em toda a rede SUS na cidade do Rio, há 1.463 pacientes internados com suspeita de covid-19, sendo 618 em UTI. A rede inclui unidades municipais, estaduais e federais. Nas unidades da rede municipal, há 606 pacientes internados, dos quais 225 estão em UTIs.Leitos

Segundo a secretaria, desde o início da pandemia, foram abertos 1.252 leitos exclusivos para o tratamento da doença, sendo 248 de UTI. A SMS ressalta que a taxa de ocupação varia conforme o número de altas e óbitos. “Nos leitos para covid-19 ocupados, há rotatividade de vagas por causa de altas e óbitos, além de transferências para leitos de UTI que dão retaguarda às enfermarias de covid e são usados quando o estado do paciente se agrava.”

De acordo com a SMS, em toda a rede SUS da região metropolitana 1, que além da capital, inclui os municípios da Baixada Fluminense, 23 pessoas estão em processo de transferência para leitos de covid-19, sendo 12 para UTI. “Não há fila, pois o número de leitos é superior à demanda por vagas na rede SUS”, diz a SMS e acrescenta que todas essas pessoas já estão internadas em unidades de saúde.

Praia e shopping

The coronavirus disease (COVID-19) outbreak, in Rio de Janeiro
Controle na entrada é momento difícil em shopping centers do Rio - Ricardo Moraes/Reuters/Direitos Reservados

As praias continuam como um teste para a flexibilização do isolamento adotada pela prefeitura do Rio e pelo governo do estado. Ontem (13), contrariando as determinações de permissão apenas para exercícios individuais nos calçadões e esportes no mar como o surf, o que se viu foram vários pontos de aglomeração de frequentadores nas areias, o que levou policiais militares a entrar em praias como a do Leblon para pedir a saída dos banhistas.

The coronavirus disease (COVID-19) outbreak, in Rio de Janeiro
Praias são desafio para ações de flexibilização adotadas no Rio - Pilar Olivares/Reuters/Direitos Reservados

A Guarda Municipal também reforçou o patrulhamento na orla da zona sul para orientar a população e fiscalizar o cumprimento das regras de ouro da prefeitura, como o distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras e a higienização com álcool em gel, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Segundo a prefeitura, 21 guardas municipais e nove carros com mensagens sonoras estão em ação nas praias do Leme, de Copacabana e Ipanema e do Leblon.

Os agentes verificam ainda se estão sendo observadas as normas do código de posturas municipais que entre outros pontos não permite a presença de ambulantes e barracas de vendedores de comida e bebidas nas areias.

Os agentes verificam também se está sendo respeitado o Código de Posturas Municipais, que proíbe a presença de ambulantes e barracas de vendedores de comida e bebida na areia.

Com a virada do tempo, que hoje está mais frio e nublado, com possibilidade de chuva, o movimento nas praias pode ser um pouco menor que o de sábado, mas pode aumentar a procura dos shopping centers, que também têm sido problema para a prevenção da contaminação pelo novo coronavírus.

Com funcionamento permitido das 12h às 20h desde a véspera do Dia do Namorados, os shopping centers também precisam seguir as regras de ouro, que dificilmente têm sido seguidas na entrada. Clientes chegam a se aglomerar nas portas aguardando o abertura. A capacidade autorizada de frequentadores é de um terço da demanda normal, o que também vale para os estacionamentos, mas o que se nota em alguns desses locais é muita gente junta.

O grande movimento levou a Subsecretaria de Vigilância Sanitária da SMS a inspecionar os shopping centers da cidade. Em 19 fiscalizações, foram registradas ontem 12 infrações.

A Operação Vigilância no Shopping verifica se há irregularidades como pontos de aglomeração nos estabelecimentos comerciais, uma das principais medidas restritivas para a abertura segura e gradual das atividades econômicas. Desde quinta-feira (11), foram feitas 69 inspeções, que resultaram em 50 multas e seis lojas interditadas.

A operação conta com seis equipes formadas por funcionários da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
flamengo brasileiro campeão
Esportes

Série A dos portões fechados e com fim só em 2021 começa neste sábado

Brasileirão, que começa neste sábado, será inusitado. Ele termina apenas em 2021 e seguirá protocolos rígidos de segurança devido à pandemia de covid-19.

Geral

Francis Hime sente saudades da parceria com Chico Buarque

"Chico é um grande amigo, adoro ele, gosto muito mesmo, tenho muitas saudades daquele tempo”, disse Francis Hime durante entrevista ao programa Roda de Samba, da Rádio Nacional.

 

Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.

Saúde

Trevo de Xapetuba inaugura novo trecho de rodovias interestaduais

O trecho fica na divisa entre os municípios mineiros de Uberlândia e Monte Alegre de Minas. Mais de R$ 190 milhões serão investidos no entrocamento entre as BRs 365 e 452.

Brasília - O Conselho Superior do Ministério Público Federal autorizou hoje a prorrogação dos trabalhos da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro (José Cruz/Agência Brasil)
Justiça

PGR recorre de decisão que impediu acesso a dados da Lava Jato

No agravo, o vice-procurador geral, Humberto Jacques de Medeiros, pede que o ministro do STF Edson Fachin reveja sua decisão ou leve o caso para julgamento na Corte.

 

Fachada da Caixa Econômica Federal
Política

Bolsonaro publica MP que trata de reorganização societária da Caixa

MP é o primeiro passo para o desinvestimento e alienação de ativos da Caixa e tem objetivo de diminuir a atuação do banco em setores considerados não estratégicos.