Ministério da Saúde promove testagem rápida com voluntários no DF

Projeto-piloto coleta testes de antígenos em área de grande circulação

Publicado em 14/08/2021 - 12:33 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Um projeto-piloto de testagem rápida contra a covid-19 começa a ser posto em prática hoje (14) em Brasília. Em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF), o Ministério da Saúde está fazendo, desde as 11h, testes de antígenos em 200 voluntários no estacionamento da Feira dos Importados.

O local foi escolhido por ser de grande circulação. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou do evento, que avaliará os requisitos necessários para a adoção do Plano Nacional de Testagem, que pretende se tornar uma estratégia nacional de triagem de casos de covid-19.

Entre os itens avaliados, estão o tempo de triagem, a rastreabilidade do uso dos testes, o perfil epidemiológico dos voluntários e os resultados positivos entre os voluntários testados, sejam eles sintomáticos ou assintomáticos.

Assista na TV Brasil

Os testes rápidos foram produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) fazem as coletas. Os resultados saem de 20 a 30 minutos após a testagem. Quem tiver resultado positivo terá de concordar em voltar para casa e manter o isolamento social. Dois médicos da Secretaria de Saúde  estão emitindo atestados para aqueles que tiverem a doença detectada.

Segundo o Ministério da Saúde, uma testagem em massa sistemática é fundamental para identificar casos sintomáticos e assintomáticos na população geral e em grupos vulneráveis. Essa estratégia também permite orientar medidas de controle da circulação do vírus. Os resultados das análises, informou a pasta, ajudam os gestores a planejar abordagens semelhantes e adotar medidas adicionais para conter a doença.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias