Museu da Vida lança websérie sobre importância da vacinação infantil

Ideia surgiu em 2018, quando país voltou a registrar casos de sarampo

Publicado em 19/07/2022 - 20:00 Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A websérie Invasores, que conta a história de um campeonato de videogame no qual o inimigo é um vírus e, ao mesmo tempo, busca chamar a atenção das crianças para a importância da vacinação, foi lançada nesta terça-feira (19) no YouTube do Museu da Vida Fiocruz. As duas equipes que se enfrentam têm o desafio de salvar o planeta Terra de uma invasão mas, durante a disputa, precisam se unir para combater um inesperado vírus que entra no sistema e que existe também no mundo real. Trata-se de um morbillivírus, capaz de causar doenças em animais e seres humanos, entre as quais o sarampo.

A ideia da websérie Invasores surgiu em 2018, quando voltaram ser registrados casos de sarampo no Brasil. Naquele ano, a bióloga Priscila Born, que na época concluía doutorado em medicina tropical no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), procurou a atriz e diretora teatral do Museu da Vida Fiocruz, Letícia Guimarães, e propôs a criação de uma peça sobre vacinação que acabou se transformando na websérie.

A redução do número de crianças vacinadas contra sarampo no Brasil levou o país a perder, em 2019, o certificado de país livre da doença.

Invasores tem sete episódios, nos quais aborda o tema com humor e muitos efeitos sonoros e visuais, além de divulgar informações validadas por consultores científicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A trama toca em pontos sensíveis associados à vacinação, como o movimento antivacina, as fake news (notícias falsas), a cobertura vacinal e o sistema imunológico.

Momento especial

O chefe do Museu da Vida Fiocruz, Héliton Barros, disse hoje à Agência Brasil que o lançamento da série marca um momento especial para os funcionários da unidade. “Nós temos aqui como missão despertar o interesse, promover o diálogo público entre ciência, tecnologia e saúde. Nossa missão é muito associada à missão da própria Fiocruz.”

Barros lembrou que o museu tem uma longa história de artes cênicas. “O teatro sempre esteve presente aqui no Museu da Vida. Então, associar ciência e arte está no nosso DNA. Está desde o início, até antes da fundação do museu, quanto ainda era um projeto”.

Ele disse que a série nasceu como uma peça de teatro, mas, por causa da pandemia de covid-19, não foi possível levá-la ao palco. “Então, a gente se aventurou por novas linguagens. Ela [websérie] marca a nossa primeira grande produção audiovisual. Estamos muito felizes. É um momento muito especial: vai ser a primeira de muitas, eu tenho certeza. Teremos muitas novidades pela frente”, prometeu Héliton Barros.

Escolas

websérie do Museu da Vida Fiocruz
Elenco da websérie do Museu da Vida Fiocruz, que poderá ser levada a escolas de todo o país - Websérie invasores

O Museu da Vida Fiocruz pretende levar a websérie Invasores, dirigida por Letícia Guimarães e com roteiro de Livs, às escolas brasileiras e de outros países de língua portuguesa, além de preparar material com conteúdo extra, ao qual os professores terão acesso e que poderá ajudá-los a explorar melhor os temas em sala de aula. A obra deverá ainda ganhar legendas em inglês e espanhol, o que permitirá ampliar ainda mais seu alcance.

Estão no elenco os atores Vanu Rodrigues, Ricardo Lopes, Luiz Paulo Barreto, Hugo Germano, Pablo Aguilar, Gustavo Ottoni e Gé Lisboa. Invasores tem como patrocinadores master Ternium, IBM e Janssen e recebeu apoio financeiro da TechnipFMC, da White Martins, do Rio Galeão, da Schott, da Fresenius, da Amil, da Bayer, da Abbott e da EDF Norte Fluminense, além de copatrocínio de Dataprev, Naval Group e Siemens, informou a Fiocruz.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias