Osesp faz 60 anos em setembro e tem programação comemorativa especial

o grupo fará, na próxima quinta-feira (14), um concerto marcando a

Publicado em 10/08/2014 - 16:09 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) dá prosseguimento nesta semana a uma programação especial comemorativa dos 60 anos de sua fundação. A lei de criação da orquestra é de 13 de setembro de 1954. Sob o comando da diretora musical e regente titular, a norte-americana Marin Alsop, o grupo fará, na próxima quinta-feira (14), um concerto especial marcando a celebração oficial de aniversário.

O repertório da apresentação, que será na sede da orquestra, a Sala São Paulo, inicia-se com Alvorada, da ópera Lo Schiavo, de Carlos Gomes, seguida pela estreia latino-americana do Concerto para Saxofone, de John Adams. Na segunda parte do evento, a Osesp apresenta a Sinfonia nº 5 em Mi Menor, Opus 64, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

Na segunda quinzena de agosto, a Osesp viaja em turnê por cinco capitais brasileiras. Entre os dias 17 e 23 de agosto, a orquestra se apresenta com o solista convidado, o jovem pianista russo Dmitry Mayboroda. A oquestra se apresenta em Salvador, no Teatro Castro Alves (17); no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes (19); em Belo Horizonte, no Palácio das Artes (21); em Porto Alegre, no Theatro São Pedro (22); e em Curitiba, no Teatro Positivo (23). 

O programa das apresentações terá obras representativas das principais vertentes estéticas contempladas na temporada 2014 da Osesp: tanto o repertório nacional, de diversos períodos e tendências, como peças executadas pelas melhores orquestras do mundo.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias