logo Agência Brasil
Geral

Festival internacional Macaé Cine exibe dez curtas estrangeiros

Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 17/11/2014 - 20:35
Rio de Janeiro

Criado em 2011 por um jovem cineasta da cidade, o Festival de Cinema de Macaé (Macaé Cine) chega hoje (17) à quarta edição e à condição de internacional. Logo após a abertura oficial do evento, às 20h, no Teatro Municipal de Macaé, terá início a mostra internacional do festival, que exibirá dez curta-metragens de países como Alemanha, França, Iraque e Portugal. O encerramento está previsto para sábado (20).

A internacionalização do Macaé Cine é resultado de parceria firmada entre os produtores do evento com o Festival Cine Latino-americano de La Plata, na Argentina, e o Los Angeles Brazilian Film Festival. Voltado para curtas-metragens de todos os gêneros, o Macaé Cine programou para esta edição aproximadamente 60 filmes com exibição gratuita. Eles estão distribuídos por quatro mostras, duas delas competitivas: Visões Macaenses e Lagos, com dez curtas regionais, e Panorama Nacional, com 35 filmes. As outras duas são a Mostra Animada, com filmes infantis, e a internacional, que recebeu o título de Sem Fronteiras.

À frente do festival desde a primeira edição, João Rocha comemora o sucesso do evento, idealizado por Thales de Moraes, que morreu no ano seguinte à criação. “Somos o único festival audiovisual da região e entramos para o calendário cultural da cidade, resgatando uma relação com o cinema que Macaé havia perdido”.

Localizada no norte fluminense, Macaé experimentou grande crescimento nas últimas décadas. A indústria do petróleo atraiu à cidade novos moradores, brasileiros e estrangeiros, muitos deles interessados em uma boa programação cultural. “Sem dúvida, esse é um fator que contribui para o sucesso do festival”, admite João Rocha.

O curta que abre a mostra, O Presente, do gênero ficção, com direção e roteiro de Vivianne Jundi, é brasileiro e foi indicado pelo Los Angeles Brazilian Film Festival, que ocorre anualmente no cidade norte-americana. Na sequência, serão exibidos nove curtas estrangeiros. O Teatro Municipal tem capacidade para 310 espectadores.

Além das mostras oficiais, o festival também programa palestras, debates e workshops. Conforme João Rocha, a exibição de longas-metragens está prevista na próxima edição, com foco em clássicos restaurados do cinema brasileiro.

O evento é realizado pela produtora Império e coproduzido pela Fundação Macaé de Cultura e prefeitura de Macaé, com patrocínio da Petrobras.  A programação completa está disponível no site www.macaecine.com.br .


Fonte: