Orquestra de crianças e jovens encerra festa de 100 anos do Forte de Copacabana

Publicado em 19/12/2014 - 16:40 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Um concerto gratuito encerra, no próximo domingo (21), as comemorações dos 100 anos do Forte de Copacabana, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, e ao mesmo tempo, celebra antecipadamente o Natal. Formada por 25 crianças e jovens, oriundos de projetos sociais de diversas comunidades do estado, a Orquestra de Violões do Forte de Copacabana fará sua última apresentação do ano. Eles prepararam para o concerto três músicas natalinas. Depois tocam baião e forró, mas, do programa, constam ainda samba de raiz e chorinho.

Em cada apresentação, a orquestra traz um convidado especial que, nesse dia, será a banda Samba do Gnaisse, especializada em música popular B=brasileira e formada por ex-estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). O concerto começará às 18h e será ao ar livre. Caso chova, o espetáculo será transferido para o Auditório Santa Bárbara, dentro do forte.

O projeto foi criado em 2011, em parceria pelo Instituto Rudá, o Museu Histórico do Exército e o Comando do Forte de Copacabana, com o objetivo de inclusão social e cultural. Inicialmente, a ideia era ter apenas violonistas, daí o nome da orquestra. “Mas, à medida que fazíamos as apresentações, mais gente pedia para entrar e trazia outros instrumentos - violino, violoncelo, flauta -, que acabaram sendo integrados”, disse a coordenadora do projeto, Márcia Melchior. 

O nome da orquestra, entretanto, permaneceu. Atualmente, mais 30 crianças e jovens fazem aulas teóricas e ensaiam para uma espécie de formação de cadastro que visa ao preenchimento futuro de vagas na orquestra.


Fonte: Orquestra de crianças e jovens encerra festa de 100 anos do Forte de Copacabanaa

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias