Museu da Maré vira atração turística do Rio de Janeiro
O Museu da Maré, na entrada do Complexo da Maré, zona norte da capital, foi reconhecido como atração turística pela Secretaria estadual de Turismo do Rio de Janeiro, que o inseriu no roteiro turístico do Estado. Amanhã (12), o museu receberá o título de Personalidade do Ano, na 52ª edição de prêmio concedido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
No dia 2, será lançado o folheto com informações sobre o Museu da Maré, cuja permanência foi ameaçada quando a Companhia Libra de Navegação pediu a retomada do terreno onde está localizado, mas o prazo do comodato da organização não governamental (ONG) que administra o espaço com a proprietária do imóvel foi prorrogado por 90 dias.
Para Gizele Martins, comunicadora da Maré e integrante do Jornal Cidadão, que existe há 15 anos na região, a inclusão do museu como atração turística é importante para a comunidade. "Todos receberam a notícia com muita alegria. São 16 favelas no conjunto, e o museu foi construído pelos próprios moradores, que levaram seus pertences, fotos e objetos que fazem a memória da Maré. Um museu construído em uma favela ter reconhecimento mundial é uma grande vitória", disse Gizele.
O secretário estadual de Turismo, Cláudio Magnavita, explicou que o status de atração turística do Museu da Maré o equipara ao Corcovado e ao Pão de Açúcar, e a principal consequência dessa conquista serão os investimentos em divulgação, promoção e apoio que a instituição receberá do Estado.
Magnavita destacou a criação do grupo de trabalho que trabalhou para resolver o problema do museu e teve que apresentar uma solução em 15 dias. O secretário informou que os negociadores conseguiram uma carta dos proprietários do terreno concordando com a prorrogação do prazo. Agora, serão estudadas as medidas jurídicas para manter a atração. O prazo para uma solução do caso vai até o dia 10 de março de 2015.
Segundo o coordenador geral do museu, Antônio Carlos Vieira, a instituição resgata a memória de uma comunidade que, em vez de sentir vergonha, passa a ter orgulho do lugar onde vive, gerando um sentimento positivo nas 150 mil pessoas que moram na comunidade, principalmente as crianças.
O Museu da Maré fica na Rua Guilherme Maciel, nº 26, próximo à Avenida Brasil, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, por meio de agendamento. Na internet, o endereço é http://museudamare.org.br/.
Fonte: Museu da Maré vira atração turística do Rio de Janeiro
![Reuters Egyptian volunteers gather and celebrate with a Palestinian flag next to trucks carrying humanitarian aid from Egyptian NGOs driving through the Rafah crossing from the Egyptian side, amid the ongoing conflict between Israel and the Palestinian Islamist group Hamas, in Rafah, Egypt October 21, 2023. REUTERS/Stringer TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rio de Janeiro - No novo trecho da ciclovia – que passa por Cosme Velho, Laranjeiras Flamengo e Botafogo – ciclistas dividem espaço com ônibus, carros, motos e pedestres (Tânia Rêgo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)