Doutores da Alegria levam a centro cultural espetáculos que encenam em hospitais

A iniciativa é do grupo Plateias Hospitalares, parte carioca dos

Publicado em 26/09/2015 - 21:10 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Grupo Milongas, do Plateias Hospitalares, se apresenta para pacientes de hospitais públicos do Rio

Grupo Milongas, do Plateias Hospitalares, se apresenta para pacientes de hospitais públicos do RioPlateias Hospitalares/Divulgação

Artistas que há seis anos se apresentam em hospitais públicos do estado do Rio de Janeiro fizeram hoje (26) duas apresentações gratuitas ao público, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, na região central do Rio. Eles levam aos pacientes as artes da palhaçada, do teatro e da dança. A encenação deste sábado, em um espaço cultural, foi a maneira encontrada pelo projeto Plateias Hospitalares, coordenado pela organização não governamental (ONG) Doutores da Alegria, para ampliar o conhecimento da população sobre o trabalho desses artistas. Foram encenados os espetáculos Lendas da América Latina, do Massa Grupo de Teatro, e Poesia ao Pé do Ouvido, da Companhia de Teatro Íntimo.

“Queremos que os cariocas conheçam a alegria e a emoção que os nossos espetáculos, realizados dentro dos hospitais, levam aos pacientes”, diz Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, que na próxima segunda-feira (28) comemora 24 anos de atuação no Brasil. “Sabemos o quanto nosso trabalho contribui para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, tanto crianças como adultos”, ressalta Nogueira.

Lendas da América Latina tem como personagem principal Xico, um cachorro viajante que percorre a América Latina de bicicleta, registrando em um caderno as histórias que ouve e vê. Já Poesia ao Pé do Ouvido traz os versos dos grandes poetas brasileiros – Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Vinicius de Moraes, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Cecília Meireles, Mário Quintana e Adélia Prado, entre outros – recitados ao pé do ouvido da plateia.

Doutores da Alegria

Parte carioca do Doutores da Alegria, o projeto Plateias Hospitalares surgiu em 2009 e já promoveu mais de 400 apresentações para cerca de 40 mil pessoas em hospitais públicos. Muitas delas têm seu primeiro contato com a arte no leito de um hospital e, por isso, há uma preocupação com a qualidade da programação apresentada.

Todos os anos, o Doutores da Alegria abre um edital para selecionar os grupos teatrais que ficarão encarregados das apresentações no ano seguinte, atuando em oito hospitais públicos do estado. Somente em 2014, foram realizadas 77 visitas, para um público de mais de 14 mil pessoas.

Em São Paulo e no Recife, a ONG coleciona resultados expressivos em seus 24 anos de atuação. São mais de 1 milhão de visitas a crianças e adultos hospitalizados, além de seus acompanhantes e dos profissionais de saúde.

Somente no ano passado, foram cerca de 180 mil visitas a hospitais municipais e estaduais das duas capitais. O trabalho para os hospitais é gratuito, pois o Doutores da Alegria, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, é mantido por doações de empresas e pessoas.


Fonte: Doutores da Alegria levam a centro cultural espetáculos que encenam em hospitais

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias