Músicos promovem 3º festival latino-americano em Angra sem apoio da prefeitura

Para o coordenador-geral do Enangra, Leandro Vieira, a retirada do

Publicado em 19/06/2016 - 15:23 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Músicos promovem 3 edição do festival de música Latino-americano em Angra

A retirada do patrocínio da prefeitura acabou tendo uma repercussão positivaDivulgação/Enangra

Músicos da Bolívia, Uruguai, Peru e Chile vão se juntar a colegas brasileiros na terceira edição do Encontro de Músicos Latino-Americanos, em Angra dos Reis  – Enangra 2016 – que ocorrerá naquele município da Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 deste mês.

O evento correu o risco de não ser realizado este ano, porque a atual crise econômica do país tirou o apoio financeiro dado pela Fundação de Cultura da cidade (Fundação Cultuar), embora tenha garantido apoio logístico e ajuda para alimentação e alojamento dos músicos estrangeiros.

Músicos promovem 3 edição do festival de música Latino-americano em Angra

Músicos se mobilizaram e organizaram o evento  Divulgação/Enangra

O coordenador-geral do Enangra, Leandro Vieira, disse à Agência Brasil que a retirada do patrocínio da prefeitura acabou tendo uma repercussão positiva, na medida em que provocou uma mobilização dos artistas, que resolveram se unir e fazer o evento sem apoio governamental. “Esse vai ser o grande diferencial em relação às edições anteriores. Vai ser um encontro menor, mas com uma forma mais espontânea. Um verdadeiro mutirão”, informou Vieira.

O percussionista uruguaio Jonathan Andreoli será o coordenador artístico do encontro, repetindo a função do ano passado. Como o Enangra 2016 terá dois dias a menos que as outras edições, haverá apenas uma oficina gratuita, no sábado (25) à tarde, aberta ao público em geral e a músicos brasileiros que queiram aprender sobre o ritmo chacarera, originário da Argentina. Hoje, o ritmo já é encontrado em vários países da América Latina.

Na oficina, a apresentação será feita pelos músicos uruguaios Jonathan Andreoli, Natália Gularte e Federico Caravatti. “Eles vão mostrar exemplos do ritmo e dar dicas de como tocar a chacarera”, diz Leandro Vieira. Os principais instrumentos usados são o violão, ou guitarra, como é chamado em espanhol, e o bombo leguero, que é um instrumento de percussão argentino, cujo nome, leguero, é porque essa espécie de tambor pode ser ouvida até a duas léguas de distância, cerca de cinco quilômetros. “O bombo leguero é fundamental. Esse tambor dá toda a cara do ritmo”. Explica Vieira.

No sábado (25) e no domingo (26), pela manhã, os músicos latino-americanos sairão em cortejos musicais pelas ruas de Angra dos Reis, tocando e cantando diversos ritmos de seus países de origem. “Como  não vamos ter grandes shows este ano, devido à falta de dinheiro para pagar os cachês, preferimos fazer dois cortejos pelas ruas do centro da cidade, tocando. Os turistas acabam se empolgando e seguindo os cortejos, explica o coordenador-geral do Enangra. Segundo ele, “Tem muito artista de rua em Angra. Então, o pessoal já está muito bem-adaptado a esse tipo de apresentação. Fica bem cheio. As pessoas se integram bastante”.

Como não podem promover este ano os três grandes shows gratuitos dos eventos anteriores, a solução encontrada foi organizar peñas, espécie de saraus musicais, abertos ao público, nos quais os participantes do encontro farão apresentações musicais. Esses saraus ocorrerão na sexta-feira (24) e no sábado (25), à noite, no Convento de São Bernardino de Sena, construído em 1763 e reinaugurado este ano como espaço cultural. As demais atividades ocorrerão na Casa Laranjeiras, construída em 1822 e que integra o patrimônio arquitetônico de Angra dos Reis. O espaço abriga exposições, cursos e oficinas.

Para 2017, a intenção da coordenação geral do Enangra é buscar formas alternativas de patrocínio, para sair da dependência da Fundação de Cultura e poder voltar a produzir os três grandes shows gratuitos para a população.


Fonte: Encontro de Músicos Latino-Americanos será este mês, em Angra dos Reis

Edição: Jorge Wamburg

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
atlético-mg x corinthians
Esportes

Brasileiro: Atléticos vencem e Botafogo empata na abertura da rodada

Time do argentino Jorge Sampaoli derrota Corinthians de virada em casa e lidera campeonato ao lado do xará paranaense.

Doleiro Dario Messer
Justiça

Doleiro Dario Messer fecha acordo judicial e vai devolver R$ 1 bilhão

De acordo com a força-tarefa da Lava Jato no Rio, o acordo permitirá a coleta de provas para investigações em andamento. Messer é suspeito de lavagem de dinheiro.

Testes para detecção do Covid-19
Saúde

Covid-19: Brasil tem 104 mil mortes e 3,16 milhões de casos acumulados

Boletim do Ministério da Saúde revela que 2.309.477 pessoas se recuperaram da covid-19 desde o começo da pandemia. 

Medicamentos
Geral

Polícia apreende R$ 1 milhão em medicamentos desviados da rede pública

Foram apreendidas cerca de 800 caixas de remédio, muitos vencidos. Os agentes prenderam um homem acusado de integrar a quadrilha especializada neste tipo de crime.

psg neymar
Esportes

PSG vence Atalanta no fim e vai à semifinal da Liga dos Campeões

Brasileiro Neymar tem atuação decisiva, participando diretamente dos dois gols da equipe da capital francesa.

Geral

PF fecha dois bingos clandestinos no centro do Rio de Janeiro

Em um dos endereços, localizado na zona portuária, foram apreendidas 30 máquinas caça níqueis. Em outro local, na Cinelândia, foram apreendidas outras 24 máquinas.