Movimento dos Trabalhadores Desempregados ocupa terreno no DF
O Movimento d@s Trabalhador@s Desempregad@s (MTD) ocupou na madrugada de hoje (17) terreno entre a Granja do Torto e o Balão do Colorado, no Distrito Federal. com aproximadamente 150 famílias. De acordo com o movimento, a área pertence à Companhia Imobiliária de Brasília Terracap) e está sendo alvo de grilagem - venda ilegal de terrenos que pertencem ao Poder Público.
A entidade defende que área seja destinada aos trabalhadores desempregados e ocupada de maneira sustentável. "A gente percebeu que ocorria grilagem no local. O movimento entende que pode manter a preservação da área com um assentamento agroecológico, sem denegrir a natureza, conciliando conservação, justiça social, geração de renda e trabalho e produção de alimentos saudáveis para o povo", diz o dirigente nacional do MTD, Francisco Lima Pereira.
A área está situada no entorno do Parque Nacional de Brasília, unidade de conservação que protege ecossistemas típicos do cerrado e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece a capital federal.
Segundo o secretário de Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal, Marcos Dantas, a Polícia Militar (PM) acompanha a ocupação e a ordem é não deixar que ninguém mais se fixe no local. O governo pretende dialogar com o movimento para que os que já estão acampados se retirem pacificamente. Dantas diz que só irá agendar uma audiência com os integrantes do MTD quando a área estiver liberada.
O subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular da pasta, Acilino Ribeiro, esteve no local. Segundo ele, duas pessoas, cujos nomes não foram revelados, fizeram queixa na polícia e pediram a retirada dos ocupantes. Ele confirmou que a PM permanecerá no local, mas que não haverá repressão. A intenção é que a negociação para a retirada do MTD seja concluída até terça-feira (20). "Não podemos estimular a ocupação do movimento, muito menos a invasão dos grileiros", disse à Agência Brasil.
Matéria alterada para inclusão de informações