Exposição fotográfica em SP chama atenção para acidentes de trabalho

A ação é promovida pelo Ministério Público do Trabalho em São Paulo

Publicado em 21/04/2017 - 19:49 Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Como parte da programação do Abril Verde, o MPT realiza exposição sobre trabalhadores. Na foto, trabalhadores da construção civil

Como parte da programação do Abril Verde, o MPT realiza exposição sobre trabalhadores © André Esquivel/Livro Trabalho/MPT

Está em cartaz na capital paulista a exposição fotográfica “Trabalhadores” dedicada às vítimas de acidentes de trabalho. A ação, promovida pelo Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP), faz parte da Campanha Abril Verde, promovida pelo órgão em todo o país. A mostra pode ser conferida até o dia 28 de abril, das 9h às 17h, na Rua Cubatão, sede do órgão.

A exposição conta com 25 imagens que mostram as condições de trabalho em setores com grande incidência de irregularidades em relação à saúde e à segurança. São fotos sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a indústria do gesso e a realidade dos vaqueiros nordestinos.

As obras são de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo. Elas fazem parte dos livros Trabalho e O Verso dos Trabalhadores, publicados pelo MPT em 2015. Durante a ação, serão distribuídos kits com as edições da revista MPT em Quadrinhos, que aborda temas relativos à saúde e à segurança dos trabalhadores.

Outra ação que faz parte da campanha ocorrerá no dia 26 de abril durante a rodada da Copa do Brasil. Será feito um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes de trabalho.

Segundo o MPT, a partir de levantamento de dados da Previdência Social, o Brasil tem média de mais de 700 mil acidentes por ano desde 2010. Em 2014, foram 704 mil registros, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por um período superior a 15 dias.

Edição: Amanda Cieglinski

Últimas notícias