Organizações denunciam tentativa de intimidar comitiva da CIDH na Pará

Publicado em 08/11/2018 - 22:28 Por Leandro Melito - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Uma equipe da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) sofreu uma tentativa de intimidação e ameaça durante uma visita à aldeia Açaizal, no Território Munduruku do Planalto, em Santarém (PA) na tarde de hoje (8), segundo denúncias de organizações não governamentais que acompanhavam a comitiva.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) representantes dos produtores de soja da região tentaram impedir a realização da reunião com o povo indígena.  “A reunião de escuta do povo indígena, antes mesmo de ser iniciada, foi interrompida pela interpelação intimidatória e ameaçadora de representantes dos produtores de soja do Planalto Santareno [região que engloba áreas dos municípios paraenses de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos], que tentaram impedir a realização da mesma e expulsar o comissariado da região”, informou a CPT por meio de nota.

A tentativa de impedir o trabalho da CIDH também foi denunciada pelo Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH), que publicou uma nota de repúdio contra a situação. Segundo o comitê, a comitiva da CIDH foi seguida até o território indígena do Açaizal por duas caminhonetes que transportavam produtores de soja conhecidos na região.

“Na chegada ao território, os ocupantes das caminhonetes insistiram em participar da reunião, agendada apenas com as lideranças indígenas. Proferiram discursos racistas e violentos contra os presentes e tentaram, ainda, identificar as placas dos carros, veículos e vans que levaram os participantes da reunião até o território, em uma atitude clara de intimidação”, informou o CBDDH em nota. O comitê pede que o Estado brasileiro garanta condições de segurança para todas as agendas previstas na visita oficial da CIDH ao Brasil. 

Apesar da tentativa de intimidação, a comitiva da CIDH, que tem proteção policial, conseguiu concluir seu trabalho no local. 

A convite do governo federal, a delegação da CIDH fica no Brasil até o dia 12 para observar áreas urbanas e rurais em oito estados. A comissão acompanha e analisa todos os temas relacionados à área nos 35 países-membros da OEA. A viagem será encerrada com a apresentação de um relatório contendo as observações feitas pelos comissários. O documento será divulgado em uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira.

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Uso de máscara para proteção contra o novo coronavírus.
Saúde

Estado do Rio prorroga suspensão das aulas presenciais até dia 20

Prefeitura do Rio de Janeiro informou que as escolas municipais da educação infantil e do ensino fundamental permanecem sem data para o retorno às aulas presenciais.

Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de covid-19 do Complexo Esportivo do Ibirapuera.
Internacional

OMS: covid-19 põe em risco anos de progresso em saúde nas Américas

Diretora regional da organização, Carissa Ethienne pediu aos governos que aumentem os gastos em saúde para pelo menos 6% do PIB.Para ela, média atual de 3,7% não é suficiente.

Entrega de 528 novas moradias do programa de habitação de interesse social do Governo Federal, em São Sebastião, Distrito Federal
Economia

Inflação para famílias de renda mais baixa fica em 0,50% em julho

O índice é calculado com base em preços coletados em sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Universidade de Brasília e HUB iniciam teste de vacina contra covid-19

Os primeiros que vão participar do estudo-teste são cinco profissionais da saúde que atuam no atendimento de infectados, mas não tiveram ainda a doença, informa a UnB.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Líbano lida com devastação feita por explosões no porto

O grande número de feridos levou a uma superlotação dos hospitais de Beirute, informou a Cruz Vermelha. O presidente do Líbano anunciou recursos de US$ 66 milhões em fundos de emergência.

Internacional

Vendedores e consumidores enfrentam riscos em mercado de Caracas

No maior mercado de produtos agrícolas da capital venezuelana, as pessoas dão pouca atenção às regras de distanciamento, embora muitos usem máscaras