Organizações denunciam tentativa de intimidar comitiva da CIDH na Pará

Publicado em 08/11/2018 - 22:28 Por Leandro Melito - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Uma equipe da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) sofreu uma tentativa de intimidação e ameaça durante uma visita à aldeia Açaizal, no Território Munduruku do Planalto, em Santarém (PA) na tarde de hoje (8), segundo denúncias de organizações não governamentais que acompanhavam a comitiva.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) representantes dos produtores de soja da região tentaram impedir a realização da reunião com o povo indígena.  “A reunião de escuta do povo indígena, antes mesmo de ser iniciada, foi interrompida pela interpelação intimidatória e ameaçadora de representantes dos produtores de soja do Planalto Santareno [região que engloba áreas dos municípios paraenses de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos], que tentaram impedir a realização da mesma e expulsar o comissariado da região”, informou a CPT por meio de nota.

A tentativa de impedir o trabalho da CIDH também foi denunciada pelo Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH), que publicou uma nota de repúdio contra a situação. Segundo o comitê, a comitiva da CIDH foi seguida até o território indígena do Açaizal por duas caminhonetes que transportavam produtores de soja conhecidos na região.

“Na chegada ao território, os ocupantes das caminhonetes insistiram em participar da reunião, agendada apenas com as lideranças indígenas. Proferiram discursos racistas e violentos contra os presentes e tentaram, ainda, identificar as placas dos carros, veículos e vans que levaram os participantes da reunião até o território, em uma atitude clara de intimidação”, informou o CBDDH em nota. O comitê pede que o Estado brasileiro garanta condições de segurança para todas as agendas previstas na visita oficial da CIDH ao Brasil. 

Apesar da tentativa de intimidação, a comitiva da CIDH, que tem proteção policial, conseguiu concluir seu trabalho no local. 

A convite do governo federal, a delegação da CIDH fica no Brasil até o dia 12 para observar áreas urbanas e rurais em oito estados. A comissão acompanha e analisa todos os temas relacionados à área nos 35 países-membros da OEA. A viagem será encerrada com a apresentação de um relatório contendo as observações feitas pelos comissários. O documento será divulgado em uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias