Debates marcam semana do Orgulho e da Visibilidade Lésbica
![Marcello Camargo/Arquivo/Agência Brasil bandeira LGBT](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Uma série de debates vai marcar o Orgulho e a Visibilidade Lésbica, comemorado no dia 29 de agosto. A programação, construída por várias pesquisadoras, será transmitida pelo Cine Sapatão, com apoio do Clube Lesbos, da Revista Alternativa L e da Editora Palavra Expressões e Letras.
O encontro começa hoje (20) à noite, com uma conversa sobre publicações lésbicas e segue nos dias 22, 24 e o dia 28 . Serão abordados temas como visibilidade no cinema, ditadura e as possibilidades de pesquisa.
Os debates do (A)gosto das Lésbicas são abertos ao público que pode interagir através de comentários na página do Facebook do Cine Sapatão.
Histórico
O Dia da Visibilidade Lésbica faz referência ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale) ocorrido em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro. O dia 19 de agosto - Dia do Orgulho Lésbico, também tem grande importância pelo protesto ocorrido em 1983, quando militantes lésbicas e feministas se manifestaram contra a proibição da venda de publicações feitas pelas mulheres no Ferro's Bar, no centro de São Paulo.
![Solen Feyissa/Flickr Câmara dos EUA aprova projeto de lei para forçar ByteDance a vender TikTok ou sofrer proibição. Foto: Solen Feyissa/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mocidade Independente de Padre Miguel/Instagram Brasília (DF) 19/01/2025 - Carnavalesca da Mocidade Independente, Márcia Lage.
Foto: Mocidade Independente de Padre Miguel/Instagram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Callaghan O'Hare/Proibida reprodução Donald Trump em Palm Beach County, na Flórida
6/11/2024 REUTERS/Callaghan O'Hare](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)