Crescimento das vendas do comércio do Rio neste Natal será modesto, diz CDL

Publicado em 24/12/2014 - 12:32 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) está trabalhando com expectativa de crescimento modesto das vendas neste Natal, em torno de 3%. “Mas, na realidade, eu acho que vai ser menos do que isso, porque as obras em curso no Rio de Janeiro, principalmente no centro da cidade, atrapalharam muito o comércio”, disse hoje (24) à Agência Brasil o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.

Segundo ele, o comércio situado na Avenida Rio Branco e adjacências está com uma perda de 50% nas vendas. Outros obstáculos ao desempenho do comércio neste final de ano têm sido as obras de expansão do metrô no Leblon, bairro da zona sul da capital fluminense, e da BRT Transcarioca, nas zonas norte e oeste. 

“O Rio de Janeiro ficou muito tumultuado com estas obras”, disse Gonçalves. Contribui ainda para o baixo rendimento do comércio no período natalino o cenário econômico de incerteza, com inflação elevada. “Você sabe que inflação alta corrói o salário dos trabalhadores e, consequentemente, inibe o poder de compra. Há um ambiente de desconfiança que deixa o consumidor inseguro. Este é o quadro”, disse o presidente do CDL-Rio.

Para este ano o faturamento do comércio deverá ser também reduzido, “porque as vendas do Natal, para alguns segmentos, representam 45% do total vendido no ano. Por isso, o crescimento vai ser muito modesto”.

A estimativa de Aldo Gonçalves é que as vendas anualizadas fechem com expansão em torno de 2%. No ano passado, em relação a 2012, as vendas do comércio do Rio de Janeiro subiram 6,5%. Em dezembro de 2013, foi registrada expansão de 8,3% em comparação a igual mês do ano anterior.


Fonte: Crescimento das vendas do comércio do Rio neste Natal será modesto, diz CDL

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias