Polícia Civil faz operação contra pirataria no Rio de Janeiro
A Polícia Civil do Rio de Janeiro faz hoje (2) operação de combate à pirataria em todo o estado. Segundo a polícia, a ação tem como foco a venda de calçados falsificados. Mais de mil policiais civis estão atuando em pontos conhecidos de venda desses produtos, como o mercado popular da Rua da Uruguaiana.
Na Uruguaiana, em apenas quatro pontos de venda, foram encontrados 2,5 mil pares de tênis falsificados. Segundo a delegada titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial, Valéria Aragão, além de ser um crime contra a economia do país, a pirataria oferece riscos à saúde e à segurança dos consumidores, principalmente no caso de medicamentos e brinquedos falsificados.
A delegada disse que é importante conscientizar a população sobre os riscos e as desvantagens de se consumir produtos falsificados. “Pesquisas demonstram que, infelizmente, metade da população brasileira consome produtos piratas, justificando esse consumo pela imediata vantagem econômica. O preço continua sendo o grande aliado da ilegalidade. Mesmo sendo sinônimo de baixa qualidade e de falta de garantia, os produtos piratas continuam sendo adquiridos”, disse.
Um balanço sobre as apreensões feitas hoje deve ser divulgado no final da tarde. O Dia Nacional de Combate à Pirataria será comemorado amanhã (3).