Governo vai anunciar medidas para estimular o setor de petróleo e gás

Publicado em 18/01/2016 - 18:45 Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse hoje (18) que o governo está concluindo estudos de medidas para estimular o setor de petróleo e gás no país. De acordo com o ministro, as medidas serão regulatórias e visam a alavancar o setor, que está enfrentando problemas com o preço internacional e cortes de investimentos.

“Proximamente estaremos anunciando questões regulatórias que impactem na desoneração do custo de produção e, portanto, na atratividade do investimento em uma indústria que tem que ser de longo prazo e que terá que passar por esse processo de baixos preços como está se demonstrando”, disse. Para Braga, é preciso avaliar tanto as especificidades que estão acontecendo no mercado brasileiro como o cenário de queda internacional do valor do petróleo.

O ministro citou o decreto publicado hoje no Diário Oficial da União que amplia o que pode ser considerado conteúdo local para os fornecedores da indústria brasileira de petróleo. Segundo ele, a medida traz um avanço significativo não só do ponto de vista da engenharia nacional, mas também para aliviar as pressões sobre multas que estavam acumuladas no setor de óleo e gás.

“A industria do petróleo tem um peso no PIB [Produto Interno Bruto] e na macroeconomia do país muito importante. Não podemos assistir ao que está acontecendo, e o governo não se movimentar. O governo se movimentou e a publicação do decreto é uma demonstração clara dessa movimentação e isso trará importantes respostas ao setor”, disse.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias