logo Agência Brasil
Economia

Sebrae vai ajudar deputados na discussão da reforma tributária

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 22/02/2017 - 14:46
Brasília
Brasília - O diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, participa do encerramento do 2º Fórum de Cidadania Financeira (Wilson Dias/Agência Brasil)
© Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, assinaram hoje (22) um acordo de cooperação técnica para auxiliar os parlamentares na consolidação do projeto de lei que vai nortear a reforma tributária no Congresso Nacional.

Por meio da parceria, o Sebrae vai contratar a Fundação Getulio Vargas para elaborar estudos com sugestões que possam subsidiar o debate sobre a reforma. A ideia é que o Sebrae utilize sua experiência de simplificação e desburocratização de impostos para auxiliar os parlamentares na elaboração de propostas.

Durante encontro com Maia, na manhã de hoje, Afif ressaltou que o Sebrae está investindo R$ 200 milhões em uma parceria com a Receita Federal na elaboração e aprimoramento de dez sistemas que vão facilitar a vida do contribuinte, como a nota fiscal eletrônica, a Redesimples e um e-Social voltado para as empresas.

Ontem (21) Afif participou de reunião, no Palácio do Planalto, do grupo de trabalho que vai discutir a reforma tributária. Na ocasião, o assessor especial da Presidência da República ,Gastão Toledo, escalado para comandar a reforma, disse que há expectativa de aprovar as mudanças tributárias até o final do ano.

Fazem parte do grupo de trabalho representantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A próxima reunião do grupo de trabalho está prevista para o dia 14 de março.