Vendas para o Dia dos Namorados podem crescer 1,5% no Rio
O comércio lojista do Rio de Janeiro espera vender 1,5% a mais no Dia dos Namorados (12 de junho), que, depois do Natal e do Dia das Mães, é a maior data comemorativa do setor. É o que mostra pesquisa do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro. Foram ouvidos 500 lojistas.
Eles estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de R$ 100 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cartão de débito, cheque, a prazo (crediário) e dinheiro.
Roupas esportivas, agasalhos, calçados, tênis, bolsas e acessórios, jóias, bijuterias, perfumes, lingerie, celulares, produtos de beleza e flores devem ser os produtos mais vendidos para o Dia dos Namorados. Outro dado levantado pela pesquisa é que as mulheres são as que mais presenteiam e a preferência pela compra na loja presencial é maior do que pela internet.
O presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Aldo Gonçalves disse que, mesmo com essa expectativa de crescimento, os lojistas acenderam a luz amarela por causa do mau desempenho das vendas no Dia das Mães, em maio.
Mesmo sendo a terceira data comemorativa mais importante para o comércio, o setor está preocupado com o atual momento da economia, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, que enfrenta a maior crise financeira e de violência da sua história, o que tem colaborado para afastar ainda mais os consumidores das compras.
![Vaticano/Divulgação Brasília (DF) 11/05/2024 - O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, foi surpreendido na manhã deste sábado 11 de maio com uma ligação do Santo Padre, Papa Francisco, às 11h37. A voz de Dom Jaime em áudio enviado à assessoria de Comunicação da CNBB estava embargada de emoção com o gesto de paternidade do Santo Padre.
Foto: Vaticano/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)