CNPE encaminhou para Presidência calendário de licitações

Publicado em 07/06/2018 - 11:01 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O secretário-geral da Presidência da República, Ronaldo Fonseca, informou hoje (7), em seu discurso na abertura da 4ª Rodada de Partilha da Produção, que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) encaminhou na última quarta-feira (6) ao presidente Michel Temer o planejamento das novas rodadas de licitações sob o regime de concessão de áreas.

"É notório que a divulgação prévia de calendários assegura a previsibilidade tão desejada pelos investidores e necessárias para a tomada de decisões, principalmente num setor tão importante como o de petróleo e gás", disse o secretário.

Na avaliação de Ronaldo Fonseca, o país está vivenciando com a 4ª Rodada de Partilha mais um marco nessa nova fase de crescimento da indústria petrolífera. "Com a exploração racional e soberana de nossa riqueza, o país se consolidada e pavimenta o seu ingresso no seleto grupo dos grandes produtores mundiais de petróleo e gás".

Ronaldo Fonseca disse que a retomada do setor de óleo e gás no país é o resultado das ações e inciativas transparentes que vêm sendo desenvolvidas pelo governo, que deu segurança jurídica ao processo. "A continuidade dos leilões se configura no fato mais importante desses últimos dois anos. A retomada da confiança dos investidores no Brasil se configura na presença aqui na nesta 4ª Rodada de 16 grandes empresas, um recorde nesse tipo de leilão. E isso é o resultado do esforço do governo no fortalecimento do ambiente de negócios a partir do dialogo".

Na avaliação do secretário-geral, as rodadas já realizadas e em andamento garantem investimentos de mais de R$ 143 bilhões para os próximos anos nos diversos setores de nossa economia. "Temos que ter consciência de que isso representa progresso e desenvolvimento para a Nação, com a criação de inúmeros empregos e geração de renda, com resgate de muitos brasileiros que, infelizmente, se encontram atualmente desempregados".

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias