logo Agência Brasil
Internacional

Comissão Europeia multa Google em 1,49 bilhão de euros

É a punição por impedir anúncios de concorrentes
Agência Brasil
Publicado em 20/03/2019 - 14:29
Brasília
Logotipo do Google é exibido na entrada dos escritórios do Google em Londres, na Grã-Bretanha.
© Arquivo Reuters/Hannah McKay/Direitos reservados
Logotipo do Google é exibido dentro de um prédio de escritórios em Zurique, Suíça.
© Arquivo Reuters/Arnd Wiegmann/Direitos reservados

A Comissão Europeia multou o Google em 1,49 bilhão de euros por violar as regras antitruste (formação de cartéis, trustes e combinações) da União Europeia. Para a comissão, o Google impediu anúncios de concorrentes e transgrediu a lei antitruste do bloco europeu.

Segundo a comissão, o Google abusou de seu domínio de mercado ao impor uma série de cláusulas restritivas em contratos com sites de terceiros que impediam que seus rivais colocassem seus anúncios de busca nesses sites.

“O Google consolidou seu domínio em anúncios de busca online e protegeu-se da pressão competitiva ao impor restrições contratuais anticompetitivas a sites de terceiros, o que é ilegal segundo as regras antitruste da União Europeia”, disse a comissária Margrethe Vestager, encarregada da política de concorrência.

No comunicado oficial, a comissária disse a “má conduta durou mais de 10 anos e negou a outras empresas a possibilidade de competir”. No texto, os técnicos informam que os concorrentes do Google não conseguiram manter-se na disputa.

Segundo relatórios da Comissão Europeia, as práticas do Google cobriam mais da metade do mercado por volume de negócios durante a maior parte do período.

 The Google logo is pictured at the entrance to the Google offices in London
União Europeia multa Google em 1,49 bilhão de euros por práticas antitruste - REUTERS/Hannah Mckay/Direitos Reservados