Confiança da construção recua 2 pontos em março

Índice alcançou 90,8 pontos, em uma escala de zero a 200

Publicado em 26/03/2020 - 09:09 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 2 pontos na passagem de fevereiro para março e alcançou 90,8 pontos, em uma escala de zero a 200. Apesar de duas quedas consecutivas, a média do índice no primeiro trimestre de 2020 (92,6 pontos) é 2,7 pontos maior do que a média do quarto trimestre de 2019 (89,9 pontos).

A queda foi provocada principalmente pela confiança no futuro, medida pelo Índice de Expectativas, que recuou 3,5 pontos e chegou a 95,5 pontos, o menor valor desde junho de 2019 (92,9 pontos).

Já o Índice de Situação Atual (ISA-CST), que mede a avaliação dos empresários da construção sobre o momento presente, caiu 0,4 ponto, depois de nove avanços consecutivos, passando para 86,3 pontos.

Segundo a pesquisadora Ana Maria Castelo, a construção mostrava um início de retomada depois de um período de grande retração, mas a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) mudou o cenário.

O Nível de Utilização da Capacidade do setor recuou (1 ponto). Essa foi a terceira queda consecutiva que levou o nível para 69,6%, o menor desde setembro de 2019.

Comércio

Ontem, a FGV divulgou o Índice de Confiança do Comércio (Icom), que caiu 11,7 pontos de fevereiro para março deste ano, a maior queda do indicador desde o início da série histórica, em abril de 2010. Com a queda, o índice chegou a 88,1 pontos, o menor valor desde agosto de 2017 (85,6 pontos). A confiança caiu nos seis segmentos pesquisados pela FGV.

Segundo o pesquisador da FGV Rodolpho Tobler, a queda da confiança em março é um primeiro sinal do impacto do novo coronavírus (Covid-19) no setor. 

Edição: Graça Adjuto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Fumaça sobe após uma explosão na região portuária  de Beirute
Internacional

“O prédio tremeu, o chão subiu”, diz brasileira no Líbano

Ela mora em um bairro a 15 minutos da região portuária onde ocorreu a explosão e conta que foi “como uma onda de energia e calor inundasse tudo aqui”.

Sessão Deliberativa Remota destinada a deliberar sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 88/2020, que reconhece o estado de calamidade pública no Brasil.
Política

Senado aprova uso do salário-educação para pagamento de pessoal

O Senado Federal aprovou hoje, por votação remota, uma medida que permite uso de recursos especiais para pagamento de folha em caráter excepcional durante a pandemia. 

Saúde

Morre liderança indígena do Alto Xingu

Cacique Aritana Yawalapiti morreu por causa da covid-19, após ficar internado por 15 dias. Aritana  tinha influência em todas as etnias do Alto Xingu.

Moradores de Águas Claras enfrentam filas enormes para teste do Covid-19 no estacionamento do Centro Universitário Euroamericano (Unieuro).
Saúde

Vereadores do Rio aprovam testagem de covid-19 em escolas

Além da testagem regular para covid-19 em alunos e profissionais de educação, o projeto prevê aferição diária de temperatura de todos nas escolas do município.

Profissional de saúde realiza teste para o novo coronavírus em Brasília
Saúde

Covid-19: Brasil tem 97.256 óbitos e 2,02 milhões de recuperados

Desde o início da pandemia, 2.859.073 de brasileiros contraíram o novo coronavírus, 2.020.637 se recuperaram, 97.256 morreram e 741.180 estão em acompanhamento.

Washington Nunes, handebol, seleção
Esportes

Handebol: Confederação recontrata técnico demitido há um ano

Washington Nunes saiu da seleção masculina após terceiro lugar nos Jogos Pan-americanos de Lima, em 2019.