Pandemia afeta vendas do comércio paulistano na 2ª quinzena de março

Resultado é reflexo da pandemia de coronavírus e do isolamento

Publicado em 02/04/2020 - 12:04 Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

As vendas do comércio na capital paulista registraram queda média de 53,4% na segunda quinzena de março na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgado hoje (2).

Na primeira quinzena houve alta de 5,3% nas vendas, ainda refletindo os efeitos da última semana de fevereiro. O cenário muda a partir do momento em que o comércio considerado não essencial passa a ficar fechado.

O movimento de vendas a prazo, que incluem bens duráveis como eletrodomésticos, registrou queda de 61,7%.  As vendas à vista, ou de bens nãoduráveis, como vestuários e calçados, desaceleraram 45%. Na comparação mensal, ou seja, com março de 2019, a queda média foi de 27%, sendo que 30,4% referem-se à diminuição nas vendas a prazo, e 23,6% foi o recuo nas vendas à vista.

"Começamos o mês com uma conjuntura, mas encerramos com outra. Porém, vale lembrar que esses são dados preliminares do comércio físico, que não incluem o setor supermercadista nem as vendas pela internet, já que muitos que não conseguiram comprar em lojas físicas, acabaram comprando online", disse o presidente da ACSP, Alfredo Cotait, presidente da ACSP.

Segundo Cotait, o resultado é reflexo da pandemia de coronavírus e das medidas de isolamento social que vem se intensificando no país desde o último dia 15. Ele reforçou que a queda no movimento geral reflete tanto as medidas adotadas para controlar a epidemia como a própria cautela do consumidor, que tem preferido comprar o essencial. "A expectativa agora é que (a pandemia) possa ser mitigada o quanto antes, e que dure o menor tempo possível."

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias