Inflação medida pelo IPC-S sobe para 0,36% em junho

Somente a gasolina subiu 3,28% no mês

Publicado em 01/07/2020 - 10:07 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,36% em junho deste ano. Com isso, o indicador ficou acima da taxa de maio, quando houve deflação, ou seja, uma queda de preços (-0,54%). A pesquisa foi feita em sete capitais: Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.

Entre os principais responsáveis pela inflação em junho estão os transportes com 1,05% em junho. A gasolina, por exemplo, subiu 3,28% no mês.

Outros grupos de despesa com alta de preços em junho foram alimentação (0,57%), vestuário (0,08%), saúde e cuidados pessoais (0,18%), despesas diversas (0,19%) e comunicação (0,88%). Habitação não teve variação de preços, enquanto educação, leitura e recreação foi o único grupo a registrar deflação (-0,40%).


 

Edição: Kleber Sampaio

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias