Inscrições para projeto de atualização musical encerram-se sábado no Rio

Publicado em 29/01/2015 - 07:02 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Terminam no sábado (31) as inscrições para o projeto Banda Larga – Programa de Atualização para Bandas de Música do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura. Os interessados podem se candidatar pelo portal www.cultura.rj.gov.br. O projeto ocorrerá entre os dias 3 e 8 de março e envolve duas ações. A primeira inclui cinco oficinas, entre elas, de regência, de equipamentos de madeira e de percussão e de manutenção e de reparo de instrumentos de sopro. A segunda prevê a realização de um festival competitivo.

O projeto Banda Larga existe desde 2009 e está na quinta edição. O foco inicial foi a formação e capacitação dos músicos, nas oficinas. “A partir da edição passada, que ocorreu em 2013, a secretaria começou a fazer o festival competitivo, porque viu a necessidade de os músicos se apresentar e mostrar os conhecimentos que adquiriram por meio das oficinas e também porque é uma característica muito comum as bandas quererem competir. É uma tradição”, explicou a coordenadora do projeto, Marilda Samico.

O evento culmina com a maratona de bandas, cujas fases eliminatórias estão programadas para os dias 6 e 7, no Teatro João Caetano, no centro da cidade, onde também está marcada a final, no dia 8. Já as oficinas ocorrem na Escola de Música Villa Lobos e no atelier do maestro José Vieira, no bairro de Maria Graça, zona norte da cidade.

Até o momento, 25 bandas se inscreveram para as oficinas e o festival. Para se inscrever nas oficinas, é preciso ser músico ou ter iniciação musical. Na maratona, as bandas deverão executar músicas de autoria do maestro Guerra Peixe, cujo centenário de nascimento foi comemorado no ano passado. A partitura está disponível na página da secretaria. Serão distribuídos aos vencedores do festival R$ 20 mil em prêmios.

A última estatística da Secretaria de Estado de Cultura mostra a existência de 100 bandas em todo o estado do Rio. Do total, 30 são grupos centenários, como a Banda Euterpe Friburguense, fundada em 1863 no município de Nova Friburgo, na região serrana fluminense, que participará do festival deste ano. As bandas são consideradas de pequeno e médio porte quando têm até 39 componentes. Acima disso, são definidas como bandas de grande porte.

Mais informações podem ser obtidas na Superintendência de Artes da secretaria, pelo telefone 21-21168500.


Fonte: Projeto Banda Larga atualiza bandas de música do Rio de Janeiro

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias