MEC lança sistema que ajuda professores na alfabetização

Plataforma foi apelidada de Sora

Publicado em 30/06/2021 - 17:02 Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (30) o Sistema Online de Recursos para a Alfabetização, apelidado de Sora. A plataforma foi desenvolvida para apoiar professores e trabalhadores da educação no planejamento e execução de atividades de ensino para alunos que estão aprendendo a ler e escrever.

O sistema traz estratégias de ensino ou como o conteúdo pode ser ensinado. Elenca também propostas de atividades a serem aplicadas em salas de aula, ferramentas que são utilizadas na consolidação da apreensão dos conteúdos.

A plataforma vai disponibilizar recursos adicionais diversos que auxiliam os professores. Podem ser acessadas, por exemplo, imagens que ajudam a fixar as letras do alfabeto. Será incluído também um módulo com sugestões de avaliações para verificar a aprendizagem do conteúdo.

Ouça na Radioagência Nacional


Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o sistema pode qualificar a alfabetização no país. “O Sora representa democratização de ganhos de qualidade, eficácia e agilidade para professores da alfabetização” disse, em evento online de lançamento da iniciativa.

Formação continuada

O MEC lançou também uma formação continuada para gestores da educação. Ela é focada nos gestores escolares, em especial os diretores de escolas. O curso foi elaborado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

São seis cursos diferentes, de 12 horas cada um, que asseguram uma certificação. Os cursos trazem conteúdos sobre gestão organizacional, de pessoas, de recursos, de bens e serviços, da informação e pedagógica.

 A abordagem é voltada a aspectos práticos da gestão escolar. O ministério pretende realizar seminários na web sobre os temas dos cursos.

Edição: Lílian Beraldo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias