Piruinha, bicheiro mais antigo do Rio, morre aos 95 anos
![X-Twitter/Redes Sociais Contraventor Jose Caruzzzo Escafura, bicheiro de 94 anos, vai a júri popular por homicídio no Rio de Janeiro. Foto: X-Twitter/Redes Sociais](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O contraventor José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, morreu na noite dessa quarta-feira, 22, no Rio de Janeiro. Ele tinha 95 anos e era o bicheiro mais velho da antiga cúpula do jogo do bicho na capital fluminense. A causa da morte não foi divulgada.
O velório acontece no clube Sambola, de sua propriedade. O sepultamento ocorre ainda nesta quinta-feira, no Cemitério de Inhaúma.
Pai de 19 filhos, Piruinha tinha o domínio de bancas em bairros da zona norte da cidade.
Em 1993, foi um dos 14 banqueiros do bicho presos e condenados a 6 anos de prisão pela juiza Denise Frossard, por formação de quadrilha. Também foi preso acusado de matar um comerciante de carros, mas, no ano passado, foi julgado e absolvido.
Piruinha não tinha ligação direta com escolas de samba, mas agremiações como Portela, Grande Rio e Arranco do Engenho, divulgaram nota nas redes sociais lamentando sua morte.
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil. Brasília-DF 01/02/2025 Senador Davi Alcolumbre foi eleito novo presidente do Senado Nacional. Foto Antônio Cruz/ Agência Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil O senador Marcos do Val durante sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado para votação do projeto de lei (PLS 166/2018) que altera o Código de Processo Penal para disciplinar a prisão após a condenação em segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 02/02/2024 – Celebração ao Dia de Iemanjá, na praia do Arpoador. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)